Ele é o primeiro empresário do setor de serviços a ser eleito para presidir a septuagenária entidade
Em eleição realizada nesta quinta-feira (28) na Casa do Comércio (edifício sede da Fecomércio-BA), o empresário Kelsor Gonçalves Fernandes foi eleito ao cargo de presidente do Sistema Fecomércio-BA para o mandato 2022/2026. Eleito por unanimidade dos votantes (delegados representantes dos sindicatos patronais filiados à Federação), a Chapa 1, única inscrita no pleito, foi eleita para dirigir a Entidade, que representa os empreendedores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado, pelos próximos quatro anos. A posse da nova Diretoria está marcada para o próximo dia 21 de junho.
A votação ocorreu das 9h às 17h e foi acompanhada pela Mesa Eleitoral, presidida por Dr. Roberto Pessoa, ministro aposentado do TST e ex-presidente do TRT da 5ª Região, tendo como mesários titulares, ainda, o presidente da FAEB – Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda Oliveira, e a gerente jurídica da FIEB – Federação das Indústrias da Bahia, Danusa de Amorim. Os mesários suplentes foram os advogados tributaristas, Sérgio Couto e Marcelo Nogueira Reis.
O presidente eleito afirma que sua gestão será pautada em três pilares: Credibilidade, Sustentabilidade e Representatividade. Com a experiência de quem acompanhou o andamento das maiores obras do Sistema Fecomércio-BA nos últimos oito anos, Kelsor dará continuidade ao processo de interiorização que foi uma das bandeiras de seu antecessor, ampliando os serviços do Sesc e Senac de capacitação, educação, cultura, saúde, lazer e assistência, que beneficiam toda a sociedade.
“Nossa meta inicial é intensificar a presença do Sistema no interior, concluindo obras em andamento, ampliando serviços em municípios que já contam com unidades Sesc e Senac, e construindo Restaurantes do Comerciário em municípios como Vitória da Conquista e Camaçari”, declara o presidente eleito, que também investirá em negócios em parceria com a base sindical do interior, visando a autossustentabilidade dos sindicatos filiados.
Grande defensor do associativismo empresarial, Fernandes já anuncia que estão em pauta ações de valorização do sindicato entre os empresários, por meio do “Programa Sim Sindicato”. O leque de câmaras setoriais mantido pela Fecomércio-BA também deve ser ampliado com a instalação de câmaras de Mediação e Arbitragem, Assuntos Trabalhistas, Serviços Imobiliários (em sinergia com a câmara nacional da CNC), entre outras.
Com olhar especial para a inovação e tecnologia, Kelsor promete intensificar os projetos nessa área, a fim de atender as empresas do comércio baiano, além de propor a criação da Policlínica do Sesc, com oferta de consultas e exames subsidiados, em favor do bem-estar dos trabalhadores do setor terciário baiano.
Sobre o presidente
Baiano de Alagoinhas, Kelsor Gonçalves Fernandes, de 69 anos, é o primeiro empresário do setor de serviços a ser eleito para presidir a septuagenária entidade. Atua no ramo imobiliário há mais de 40 anos e, desde a década de 90, é sócio proprietário da imobiliária que leva o seu nome, administrada junto com os filhos.
Sua trajetória no associativismo empresarial começa ao ingressar no Secovi BA – o Sindicato da Habitação. Ao assumir a presidência do sindicato, em 2010, promoveu uma verdadeira revolução administrativa, criando um amplo portfólio de serviços aos empresários desse setor e a toda cadeia que o envolve: síndicos, administradores de condomínios, corretores de imóveis, entre outros. Foi na sua gestão que a abrangência do Secovi se tornou estadual, passando a representar todas as categoriais econômicas do mercado imobiliário da Bahia.
Em 2012, Kelsor foi convidado pelo então presidente Carlos Amaral para integrar a Diretoria da Fecomércio-BA como 1º diretor tesoureiro. Nos pleitos de 2014 e 2018, foi eleito 1º vice-presidente, na chapa única encabeçada por Carlos Andrade. No âmbito da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, integra a Câmara Brasileira do Comércio e Serviços Imobiliários e a Câmara de Enquadramento e Registro Sindical do Comércio.
Tem, ainda, assentos em entidades como a Juceb – Junta Comercial do Estado da Bahia, Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste , Sebrae e Santa Casa da Misericórdia, além de presidir o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar das Micro, Pequenas e Médias Empresas, entidade suprapartidária que une parlamentares e líderes empresariais na defesa do microempresário baiano.
DIRIGENTES ELEITOS PARA 2022/2026:
PRESIDENTE: Kelsor Gonçalves Fernandes. VICE-PRESIDENTES NOMINADOS: 1º – Allisson Alves Ferreira; 2º – Geraldo Cordeiro de Jesus; 3ª – Juranildes Melo de Matos Araújo. VICE-PRESIDENTES INOMINADOS: Antonio Chaves Rodrigues; Carlos de Souza Andrade; Edvaldo Lima de Oliveira; Erivelto Ribeiro de Melo; Herivaldo Bittencourt Nery; Isaque Neri Santiago Neto. DIRETOR SECRETÁRIO: 1º – Raimundo Valeriano de Santana; 2º – Francisco de Assis Ferreira; 3º – Marcos Antonio Lamego Mendonça. DIRETOR TESOUREIRO: 1º – Luiz Trindade Pinto; 2º – José Roberto Rocha dos Santos; 3º – Herval Dórea da Silva. DIRETORES: Afonso Ramos da Rocha; Alberto da Rocha Nunes; Antonio Augusto de Oliveira Lopes e Costa; Antonio Pithon Barreto Neto; Arthur Guimarães Sampaio; Benedito Vieira dos Santos; Cíntia Freitas Lima Modesto; Frutos Gonzalez Dias Neto; João Luiz dos Santos Jesus; José Adauto dos Santos Vieira; José Felisberto da Silva; José Loyola de Andrade Neto; Paulo Henrique Barreto de Andrade; Marcelo Ferraz Nascimento; Marco Antonio Santana da Silva; Maria da Conceição Gomes Cardoso Valente; Reinildo Neri da Silva; Rosemma Burlacchini Maluf; Vicente de Paula Lemos Neiva.
DIRETORES SUPLENTES: Alixandrino Rodrigues Filho; André Luís Almeida Reis; Antônio Mário Almeida Reis; Antônio Robespierre Lopes dos Santos; Antonio Silva Novaes; Avani Perez Duran; Carlos Alberto Souto Silva; Carlos Roberto da Silva; Cristiano Dourado Bezerra; Eduardo da Costa Teixeira; Fabiano Leal Santiago; Felipe Andrade de Almeida; Fernando José Goulart Mota; Gleide Celli Freitas Lima; Hilton Morais Lima; Hosit Correia de Araújo; Igor Vinícius Costa Vieira; João Flávio Lima Almeida; José Carlos Moraes Lima; José Nildo de Souza; Josylene Pessin Faé Boghi; Laedson Araújo Silva; Lucas Almeida Silva; Luís Henrique Mercês dos Santos; Luiz Augusto Santos Moura; Luiz José Pimenta; Paulo Fernandes dos Santos; Paulo Valeriano Miranda de Sena; Pedro Luiz Failla; Sérgio Elias Bobbio. CONSELHO FISCAL – TITULARES: Claudênio Barbosa de Souza; Bernardino Rodrigo Brandão Nogueira Filho; João Morais de Oliveira. CONSELHO FISCAL – SUPLENTES: Mozart Bulhões Ferreira; Cristóvão Santos Andrade; Roque Bittencourt Lopes. DELEGADOS REPRESENTANTES – TITULARES: Kelsor Gonçalves Fernandes; Carlos de Souza Andrade. DELEGADOS REPRESENTANTES – SUPLENTES: Herivaldo Bittencourt Nery; Allisson Alves Ferreira.