quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: google maps/Agência Brasil
Home / JUSTIÇA / Justiça suspende mineroduto para Ilhéus
sábado 18 de janeiro de 2020 às 10:10h

Justiça suspende mineroduto para Ilhéus

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Justiça Federal suspendeu o licenciamento da Sul Americana de Metais (SAM), empresa brasileira de capital chinês, para exploração de minério de ferro no Norte de Minas. O projeto inclui um mineroduto que iria de Grão Mogol (MG) até Ilhéus no sul da Bahia, para embarques no porto local. Seria o segundo maior do mundo.

Segundo o jornal A Região, a decisão foi proferida pela 3ª Vara Federal de Montes Claros na última terça (14) e determina que Minas Gerais e o Ibama suspendam a tramitação do licenciamento, acatando ação civil pública do Ministério Público Federal e Ministério Público de Minas Gerais.

Segundo a ação, o projeto pode ocupar território de comunidades tradicionais e usaria uma quantidade enorme da água que garante a sobrevivência da população na área. O norte de Minas é semiárido e tem pouca precipitação de chuva ao longo do ano.

2020 começou com os rios secos e o mineroduto, que usaria 51 milhões de m³ de água por ano, agravaria o problema. Moradores do local querem que a Justiça impeça não só o mineroduto, mas a própria exploração do minério de ferro na região.

A mineradora tenta iniciar o empreendimento desde 2010. O plano era conhecido como Projeto Vale do Rio Pardo e foi negado pelo Ibama por inviabilidade ambiental. Este projeto previa a construção de um complexo minerário (com barragens de rejeito e de água, mina, usina de tratamento de minério, etc) e o mineroduto de 482 km.

Com o veto do Ibama, a SAM reformulou o projeto, que hoje se chama Bloco 8, retirando o mineroduto da proposta. O mineroduto, no entanto, ainda tem previsão de ser construído e de acordo com o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Bloco 8, por uma empresa independente.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!