segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Justiça nega liminar para revisão do Exame da OAB, pedida pelo MPF
terça-feira 28 de janeiro de 2020 às 17:33h

Justiça nega liminar para revisão do Exame da OAB, pedida pelo MPF

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Juiz entende que questões dependem de interpretação e não se trata de “erro grosseiro”

 

O juiz federal Márcio de França Moreira, do Distrito Federal, negou liminar para que algumas questões  do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil de 2019 tivessem os gabaritos alterados. As provas são de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas.

Segundo a coluna Radar da revista Veja, a ação envolvia questões do direito constitucional – interposição de recursos extraordinário e ordinário – e outra de direito do trabalho, que envolveu apuração de falta grave de empregado.

A decisão levou em conta até mesmo consideração do Ministério Público de que as questões, discursivas, envolvem “interpretação”, e não se trata de “erro grosseiro” ocorrido na elaboração da prova.

“O gabarito adotado pela banca examinadora é razoável e não destoa das regras de direito, de modo que a causa de pedir do Ministério Público Federal nada mais é do que uma mera discordância quanto à melhor solução processual ao enunciado da prova”, decidiu o juiz, que completou na sua decisão.

“A possibilidade de interpretações variadas acerca de um determinado tema jurídico não pode ser qualificada como flagrante ‘ilegalidade’, uma vez que tal característica é da própria natureza do direito, devendo-se, no caso, respeitar a autonomia da banca examinadora, que é tecnicamente qualificada para a realização de concursos públicos na área jurídica”.

A posição do Ministério Público, para o juiz, não pode prevalecer sobre a escolha da banca examinadora quanto à resposta correta e não cabe ao Poder Judiciário intervir no mérito da questão para decidir qual posição doutrinária ou jurisprudencial é a mais adequada para o caso.

Veja também

Vice-governadora do DF diz que jovem estuprada por motorista de aplicativo é “crime brutal”, “revoltante e inaceitável”

Uma jovem de 19 anos foi estuprada por um motorista de aplicativo, na madrugada deste …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!