domingo 22 de dezembro de 2024
Ação promovida pelo TRE-BA é direcionada para estudantes do Ensino Fundamental I e II - Foto: Divulgação
Home / ELEIÇÕES 2024 / Justiça Eleitoral pelo Brasil: projeto Eleitor do Futuro incentiva participação política de crianças e jovens da Bahia
quinta-feira 1 de agosto de 2024 às 13:00h

Justiça Eleitoral pelo Brasil: projeto Eleitor do Futuro incentiva participação política de crianças e jovens da Bahia

ELEIÇÕES 2024, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O projeto Eleitor do Futuro, que é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA), tem como objetivo principal incentivar desde cedo o exercício da cidadania entre crianças e jovens. O público-alvo abrange estudantes das redes pública e privada que cursam o Ensino Fundamental I e II.

Além de estimular a participação política, o projeto visa incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos, informando-lhes a importância, a finalidade e as consequências do exercício do voto.

Justiça Eleitoral pelo Brasil Ação em Feira de Santana (BA)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) levou, na última quarta-feira (24), o projeto Eleitor do Futuro até estudantes do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC), em Feira de Santana. Durante o evento, os alunos puderam participar de uma simulação de eleição com a utilização de urnas eletrônicas. Na ação, alunas e alunos também desempenharam os papéis de candidatas, candidatos, mesárias, mesários, eleitoras e eleitores.

A abertura do evento foi conduzida pelo vice-diretor do CIEAC, professor Robson Ribeiro Reis, que destacou a importância da iniciativa para a formação cívica dos estudantes. Ele enfatizou que preparar os alunos para entender o processo eleitoral é essencial para que possam exercer seus direitos de maneira consciente e responsável quando atingirem a maioridade.

Eleitor do futuro TRE BA 31.07.2024
Eleitor do futuro TRE-BA – Foto: Divulgação

Lição de cidadania

Durante a simulação, Fernanda Damasceno, estudante de 17 anos do 3º ano do ensino médio, foi eleita como candidata vencedora. Para ela, participar dessa atividade foi uma experiência enriquecedora e divertida, que proporcionou maior compreensão sobre a importância do voto.

Além da simulação de eleição, os alunos também participaram de oficinas e palestras sobre conscientização política, em que foram discutidos temas como cidadania, fake news e desinformação.

Silas Gomes de Santana, analista judiciário do TRE-BA, explicou que a escolha de direcionar as orientações aos representantes de classe foi estratégica para multiplicar o conhecimento entre os demais estudantes.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!