A Justiça determinou nesta última quarta-feira (1º) o fechamento de bares, restaurantes e lanchonetes no município de Conde (distante a 179 km de Salvador).
Segundo o jornal A Tarde, a medida visa combater a pandemia do coronavírus e atende ao pedido feito em caráter de urgência pelo Ministério Público (MP-BA) em Ação Civil da promotora Ana Patrícia Vieira Chaves Melo.
De acordo com o MP, todos os serviços não essenciais também serão suspensos enquanto as ações restritivas estiverem em vigor na cidade. Serviços considerados essenciais, como clínicas de saúde, supermercados e farmácias, permanecem mantidos.
Apesar do fechamento, a decisão permite que os estabelecimentos realizem entregas a domicílio ou disponibilizem a retirada de pedidos no seu local de funcionamento, desde que prontos e embalados para consumo fora do local.
Segundo o juíz da decisão, José de Souza Brandão Neto, o município expediu decretos para combater a pandemia, mas não previu medidas para controlar a circulação de pessoas pelo comércio municipal.
Até o momento, a cidade de Conde registrou um caso confirmado de coronavírus e dois ainda seguem como suspeitos.