O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) indicou ao governador Rui Costa e ao secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a criação do Fundo Estadual de Prevenção e Combate à Depressão, Automutilação e ao Suicídio. No documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar lembrou que, de acordo com o último levantamento da primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde, realizado pelo IBGE, 11,2 milhões de brasileiros foram diagnosticados com depressão, sendo a Bahia um dos estados onde a doença mais incapacita.
Jurailton destacou, nos dados levantados pelo IBGE, que 19,7% dos baianos maiores de 18 anos e diagnosticados com depressão têm sua vida profissional impactada, o que indiretamente afeta a economia e a saúde do Estado, colocando-o na 21ª posição em número de pacientes, com 413 mil casos.
O legislador mostra preocupação com os dados citados. “A depressão pode afetar qualquer pessoa, não se tratando de sinal de fraqueza, mas sim de um transtorno tratável por meio de psicoterapia, medicamentos antidepressivos ou uma combinação de ambos”, argumentou.