quarta-feira 20 de novembro de 2024
Foto: REUTERS/Peter Nicholls/File Photo
Home / Mundo / MUNDO / Julian Assange obtém vitória no tribunal superior em caso contra extradição para os EUA
segunda-feira 20 de maio de 2024 às 09:16h

Julian Assange obtém vitória no tribunal superior em caso contra extradição para os EUA

MUNDO, NOTÍCIAS


Julian Assange, fundador do WikiLeaks, conseguiu uma vitória significativa em sua luta contínua contra a extradição para os Estados Unidos. Os juízes do Tribunal Superior de Londres autorizaram Assange a apresentar um recurso contra a decisão de extradição.

Dois juízes decidiram adiar uma decisão final em março, permitindo que Assange leve seu caso para uma nova audiência. Este adiamento foi condicionado à capacidade da administração Biden de fornecer garantias específicas, incluindo o respeito à Primeira Emenda dos Estados Unidos, que protege a liberdade de expressão, e a promessa de que Assange não seria prejudicado em seu julgamento devido à sua nacionalidade. Além disso, foi garantido que a pena de morte não seria aplicada.

A audiência desta segunda-feira (20) focou na questão das proteções da Primeira Emenda. A equipe jurídica de Assange aceitou a garantia de que a pena de morte não seria imposta, classificando-a como uma “promessa executiva inequívoca”.

Assange, que enfrenta 17 acusações de espionagem e uma de uso indevido de computador, pode ser condenado a até 175 anos de prisão se for extraditado e julgado nos EUA. As acusações estão relacionadas à publicação de um grande volume de documentos confidenciais dos Estados Unidos há quase 15 anos.

Os promotores dos EUA alegam que Assange incentivou e ajudou Chelsea Manning, analista de inteligência do exército dos EUA, a roubar e divulgar telegramas diplomáticos e arquivos militares através do WikiLeaks, colocando diversas vidas em risco.

Veja também

TCE da Bahia desaprova contas de convênio e imputa débito de R$ 256 mil a dois gestores

Ao desaprovar, em sessão ordinária desta terça-feira (19), a prestação de contas do convênio 097/2019, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!