O juiz ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Rui Barata Filho, será agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma. A sessão solene ocorrerá nesta quarta-feira (24) e será conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. A cerimônia será aberta logo após o término da sessão de julgamento, marcada para 15h.
A Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma é oferecida pelo TRE-BA aqueles que tenham contribuído destacadamente para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado e do país.
Trajetória
Nascido na capital baiana, Rui Carlos Barata Lima Filho concluiu o curso de Direito na Universidade Católica do Salvador em 2002. É pós-graduado em Direito Eleitoral pela Faculdade Baiana e advogado inscrito na OAB. Já foi procurador de diversos municípios, é pós-graduando em Direito Público Municipal e autor de diversos artigos, publicados por jornais e revistas da área jurídica. Em 2017, foi empossado juiz membro do TRE da Bahia, quando também passou a atuar como juiz ouvidor do Eleitoral baiano.
Na Ouvidoria, implantou projetos importantes – a exemplo do Ouvidoria Viva, do Eleições limpas, do Diga aí, meu rei! e do atendimento via WhatsApp. A gestão de Rui Barata Filho foi marcada ainda pelo lançamento do hotsite da Ouvidoria, onde é possível verificar diversas informações pertinentes à Justiça Eleitoral e a atuação da Ouvidoria.
Sobre os projetos
Ouvidoria Viva – Programa que reúne ações da Ouvidoria do TRE-BA. Promove debates em instituições de ensino com o objetivo de orientar e desmistificar inverdades sobre o processo e legislação eleitorais.
Eleições limpas – O foco da campanha são as redes sociais, através do trabalho de conscientização dos cidadãos para os prejuízos que a produção e o compartilhamento de notícias falsas geram à Democracia.
Diga aí, meu rei! – Com o objetivo de esclarecer os cidadãos sobre as questões ligadas ao processo eleitoral, o projeto “Diga aí, Meu Rei”, com linguagem acessível, responde dúvidas dos eleitores nas redes sociais.
WhatsApp – Objetivando disponibilizar mais um canal de comunicação, lançou-se o projeto do Whatsapp, para orientar os usuários quanto as dúvidas surgidas. O atendimento é realizado por meio do número (71) 9602-7777