quarta-feira 20 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Jovem de 19 anos que morreu em implosão de submergível não queria viajar mas foi quase obrigado pelo pai, diz parente
sexta-feira 23 de junho de 2023 às 09:30h

Jovem de 19 anos que morreu em implosão de submergível não queria viajar mas foi quase obrigado pelo pai, diz parente

NOTÍCIAS


O jovem paquistanês Suleman Dawood, 19 anos, foi uma das cinco vítimas de implosão do submarino Titan, conforme anunciado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos nesta quinta-feira (22). Segundo o jornal O Globo, a tia dele, Azmeh Dawood, relatou que ele estava com medo da viagem e não queria ir, mas aceitou por conta da insistência do pai, já que queria agradar Shahzada. Pai e filho entraram na embarcação e faleceram. Segundo sites internacionais, os corpos jamais serão localizados, pois teriam sido ‘pulverizados’, ou terem sidos fragmentados em milhares de partes, que já teriam sido comido por diversas espécies que vivem naquela profundidade.

“Sinto como se tivesse sido pega em um filme muito ruim, com uma contagem regressiva, mas você não sabe para o que está se contando. Pessoalmente, acho meio difícil respirar pensando neles. É uma situação surreal”, disse Azmeh, em entrevista à NBC.

O empresário paquistanês Shahzada Dawood era apaixonado pela história do Titanic e convenceu o filho a fazer a viagem com ele para comemorar o Dia dos Pais, celebrado no Reino Unido no mês de junho.

Azmeh era irmã mais velha de Shahzada. Os dois são descendentes de uma das famílias mais ricas do Paquistão, com investimentos na área da agricultura e da saúde.

Desaparecimento do submersível

No último domingo (18), o submarino Titan, que fazia uma viagem aos destroços do Titanic, desapareceu. Na ocasião, o navio de pesquisa canadense Polar Prince perdeu contato com o submersível e estava atrasado na verificação das comunicações. Nesta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos EUA confirmou a morte de todos os passageiros.

Ao todo, o veículo transportava cinco pessoas até os destroços do Titanic: o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, de 58 anos; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho, Suleman Dawood, de 48 e 19 anos; o oceanógrafo francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos; e o fundador da OceanGate Inc, Stockton Rush, de 61 anos.

Ex-funcionário relatou problemas

Em 2018, a partir de documentos obtidos, o ex-funcionário da OceanGate, David Lochridge, informou que o submersível apresentava problemas de “controle de qualidade e segurança”.

Conforme Lochridge, os passageiros poderiam correr perigo caso o veículo atingisse por temperaturas mais profundas devido à pressão. A janela, ainda conforme o ex-funcionário, só aguentaria pressões de até 1,3 mil metros abaixo da superfície.

Vídeo mostra como é uma ‘implosão’ e como os tripulantes do submersível devem ter morrido

Vídeo abaixo mostra como é uma implosão e como os tripulantes do submarino Titan devem ter morrido durante viagem ao Titanic.

A pressão da água os matou

Um grande ponto de interrogação que sempre pairava até este acidente fatal, era sobre sobrevivência dos membros da tripulação a bordo do Titan, desde seu mergulho rumo aos destroços do Titanic. A profundidade onde está o navio, as atmosferas de pressão que o submarino deve suportar são altas, o que representa um perigo de vida para os seres humanos.

De acordo com a Aquae Foundation, instituição dedicada ao cuidado com a água e o meio ambiente, as pessoas não sentem a pressão da água no nível do mar porque os fluidos do corpo humano exercem de volta a mesma força que o exterior ao qual está exposto.

Entretanto, quando uma pessoa mergulha mais fundo no mar, a pressão aumenta consideravelmente. “Isso se deve a um aumento na pressão hidrostática, a força exercida por um líquido em um objeto”, adverte a fundação.

Ou seja, quanto mais fundo uma pessoa mergulha, maior é a pressão hidrostática. Em uma profundidade de 5 mil metros (cerca de mil metros a mais do que a localização do Titanic), a pressão será de aproximadamente 500 atmosferas, ou seja, 500 vezes maior do que a existente no nível do mar.

Assista:

Veja também

Comissão aprova projeto que veda totalmente desapropriação de terra produtiva para reforma agrária

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!