O secretário e deputado federal Josias Gomes, do PT, pode ser o nome que irá assumir a Casa Civil do governo Rui.
A informação foi especulada pela coluna Carrasco. Carlos Mello, “em exercício”, ocupa a cadeira desde que Bruno Dauster deixou a pasta. Jaques Wagner e João Leão anunciaram que foram convidados pelo governador, mas não aceitaram, diz a publicação. O senador disse que não seria o melhor desenho retornar à gestão estadual; já o vice disse que a pasta é muito burocrática.
A ida de Josias para a Casa Civil se fortalece porque seu retorno para a Câmara forçaria o retorno do deputado Paulo Magalhães, do PSD, para a suplência, o que não passa pela cabeça de ninguém dada a habilidade e o preparo político do parlamentar, detentor de seis mandatos em Brasília. Com o recente fortalecimento do Progressistas na máquina estadual, o governador poderia arrumar briga dentro da base. Além disso, Josias é um dos caciques petistas mais próximos a Rui e tem influência na direção do partido, tanto na Bahia quanto nacionalmente.
Para o lugar de Josias, o nome ventilado seria o de Elisângela Araújo, da Secretaria Agrária Nacional do PT. Em 2018, disputou as eleições para deputada federal e obteve 64 mil votos, ficando na suplência. Especula-se que ela será a aposta do PT baiano para tentar eleger uma representação feminina na bancada petista do Congresso, composta só por homens.