O deputado federal licenciado Josias Gomes, que está como secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), teve uma reunião tensa com alguns deputados do PT. A pauta foi a sua saída da pasta para voltar para a câmara, ele teria ficado insatisfeito e declarado que toparia sair, mas não seria candidato a reeleição.
Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, o desespero bateu nos deputados, já se Josias não for candidato o partido perde a vaga dele e de outro deputado.
A experiência de Josias com o meio rural vem desde o nascimento. Seu pai deixou o Sertão em busca de trabalho nos engenhos e fixou residência em Amaraji, em Pernambuco, onde predominava a cultura da cana-de-açúcar. Para ajudar nas despesas escolares e pessoais, plantava verduras e criava galinhas, que eram vendidas nas feiras livres das cidades vizinhas. Cursou o segundo grau no Colégio Agrícola de Belo Jardim, em regime de internato, onde também criava porcos e plantava pimentão e repolho, que vendia no Ceasa de Recife.
Engenheiro Agrônomo desde 1980, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia, onde foi um ativo líder estudantil e presidiu o Diretório Acadêmico nos anos de 1978 e 1979. Foi diretor sindical entre 1991 e 1993 da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Cacau, em Itabuna (BA).
Em 2002 foi eleito deputado federal pela Bahia. Nessa legislatura, foi titular das comissões de Agricultura e Política Rural, e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Em 2010, 2014 e 2018, se reelegeu deputado federal.
De 2014 a 2018 foi o titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), considerada a porta de entrada de diálogo de todos os setores com o Governo do Estado. No período em que esteve à frente da Serin, Josias Gomes participou ativamente dessa importante função, recebendo em audiência prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 417 municípios baianos.
Atualmente está licenciado do mandato parlamentar por assumir a SDR, com projetos que vêm colocando a agricultura familiar baiana no lugar de protagonista, com ações que promovem a geração de renda, emprego, produção de alimentos saudáveis, inclusão de gênero e geracional, garantia da sucessão rural, produção sustentável e que vem fazendo da agricultura familiar uma das principais forças do desenvolvimento do estado.