O ex-presidente José Sarney (MDB), membro da Academia Brasileira de Letras, é o personagem da semana na série do jornal O Estado de S. Paulo no “Para ver, ouvir e pensar”. Preste a completar 94 anos, seu aniversário é 24 de abril de 1930, Sarney é considerado um dos maiores políticos da história do Brasil.
Em 2014, quando era senador da República e estava em seu terceiro mandato consecutivo (24 anos seguidos no Senado), ele anunciou que iria se aposentar da política no ano seguinte, encerrando assim em 2015 sua carreira de mais de sessenta anos de vida pública.
O político do Maranhão sugere como produções culturais dois clássicos e um hino. Os dois primeiros são do mundo da literatura e do cinema. O terceiro vem da terra natal de Sarney.
A seguir veja as dicas do ex-presidente:
Um livro:
O imortal da ABL indica um clássico da literatura mundial para leitura. Sarney sugere o obra do espanhol Miguel de Cervantes: “Dom Quixote de La Mancha” que retrata os caminhos e descaminhos de Dom Quixote, o cavaleiro da triste figura, que cria sua própria cruzada e acreditava enfrentar gigantes ao avistar moinhos de vento.
Um filme:
Sarney opta por mais um clássico, esse da cinematografia, como sugestão de filme para assistir. O político indica ver ou mesmo rever Casa Blanca, a produção em preto e branco de 1942 protagonizada por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.
E como o trailer oficial acima na época não fazia menção à também clássica cena que eternizou a produção, segue o trecho abaixo com a canção As times goes by:
Uma música
O político maranhense volta-se a seu Estado para escolher uma canção. Na verdade, Sarney indica um hino, música feita para homenagear São Luís a capital do Maranhão.
Ficha técnica:
Filme: Casablanca, 1942
Livro: Don Quixote de La Mancha, de Cervantes
Música: Hino de São Luís, do poeta Bandeira Tribuzi