Em relação à pesquisa do Ibope divulgada nesta última quarta-feira (26), o candidato Zé Ronaldo (DEM) reiterou que há muitos motivos para se desconfiar dos resultados de pesquisas na Bahia, por todo o histórico de erros cometidos pelos institutos nos últimos anos.
“Ontem mesmo o instituto Big Data me deu 16% das intenções dos votos, dizendo que eu caí de 18% para 16%, enquanto o Ibope diz hoje que eu subi para 10%. Em uma pesquisa eu caio e na outra eu subo. São erros significativos. Por isso, o que importa realmente é o que vai ocorrer no dia 7 de outubro. Estamos confiantes no crescimento do apoio à nossa coligação nessa reta final de campanha”, avaliou Zé Ronaldo.
O candidato do DEM citou declaração do cientista da USP e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Glauco Peres, segundo o qual “pesquisas eleitorais são apenas amostras e tendências do que pode ocorrer. Se uma pesquisa aponta que um candidato tem 90% de chance de vitória, isso significa que, em dez eleições, em nove ele venceria. Mas a votação ocorre apenas uma vez, então aqueles 10% podem aparecer no resultado final”.