A Câmara Municipal de Salvador realizou, nesta terça-feira (14), a entrega do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo 2021, nas categorias de rádio, internet, TV e jornal impresso. Na ocasião, foram agraciados com a premiação os comunicadores Andréa Silva (TV Bahia), Mário Kertész (Rádio Metrópole), Henrique Brinco (Tribuna da Bahia), Victor Pinto (Site Bnews) e Ramon Margiolle (Site Informe Baiano). O vereador Téo Senna (PSDB) é o autor do projeto que originou a honraria. A sessão especial foi presidida por Geraldo Júnior (MDB).
“Louvável essa iniciativa do vereador Téo Senna de prestigiar a imprensa anualmente através do Prêmio Jânio Lopo. Nossa gestão é totalmente transparente e a imprensa tem um papel muito importante como mais um dos elos entre o Legislativo de Salvador e a população da capital baiana. Também é importante fazer uma deferência a Jânio Lopo, um jornalista que deixou sua marca indelével na história do jornalismo baiano”, disse Geraldo Júnior.
Téo Senna afirmou que sempre admirou o trabalho articulista que Jânio fazia em Salvador e em todo o estado. E ressaltou que “premiamos, geralmente, profissionais envolvidos com o trabalho na Câmara Municipal”, pontuou. O parlamentar explica que primeiro é realizado um levantamento dos profissionais dos veículos de comunicação. Depois os vereadores votam e escolhem os jornalistas que são contemplados.
Um dos premiados, o jornalista Ramon Margiolle, afirmou que é um reconhecimento importante, “sobretudo no momento complicado em que a imprensa vive, com tantos ataques aos profissionais. Mas nos incentiva a continuar no caminho correto, da busca incessante da notícia”, disse.
Victor Pinto, também premiado, afirmou que “infelizmente estão ocorrendo diversos casos de agressão à imprensa, mas políticos e mandatos passam. Porém, a instituição jornalismo permanece firme e forte, porque é uma das premissas da democracia”, frisou.
Estiveram compondo a mesa Geraldo Júnior; Téo Senna; Paulo Danton, subsecretário municipal de Comunicação de Salvador; Osvaldo Lyra, diretor de Comunicação da Câmara de Salvador; os vereadores Marcelo Maia (PMN) e Sando Bahiense (Patriota); Walter Pinheiro, diretor do jornal Tribuna da Bahia; Sueli Lopo, viúva de Jânio Lopo e Janaína Lopo, filha de Jânio Lopo.
Também participaram da premiação as vereadoras Marta Rodrigues (PT), Maria Marighella (PT) e Ireuda Silva (Republicanos).
O Prêmio
O jornalista Jânio Lopo trabalhou nos principais veículos impressos de Salvador e, dos seus 30 anos de carreira, 20 foram dedicados à área política.
Em 2010, o vereador Téo Senna fez o Projeto de Resolução Nº 14/2010, que instituiu o Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo. O projeto foi sancionado pelo então prefeito João Henrique. A premiação é anual e tem como objetivo destacar o trabalho dos profissionais que fazem a cobertura política da Câmara Municipal, ao tempo em que presta uma homenagem ao jornalista Jânio Lopo, falecido em 5 de março de 2010.
O prêmio já homenageou jornalistas como Emmerson José, Rita Conrado, Armando Mariani, Camila Marinho e Cristóvão Rodrigues, dentre outros.