sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Jornalistas do Brasil e do exterior conhecem atrativos da Costa do Descobrimento
terça-feira 25 de julho de 2023 às 15:17h

Jornalistas do Brasil e do exterior conhecem atrativos da Costa do Descobrimento

NOTÍCIAS, TURISMO


Com patrimônio histórico, belezas naturais e o toque singular da cultura indígena, a Costa do Descobrimento é uma das 13 zonas turísticas da Bahia mais procuradas. Depois que foi redescoberta por hippies nos anos 1970, a região se estruturou e atualmente tem no turismo a base de sua economia, com visitantes brasileiros e estrangeiros chegando o ano inteiro.

O município mais conhecido dessa parte do extremo sul baiano é Porto Seguro, que ganhou projeção mundial na década de 1990, no ritmo do sucesso da lambada, e se consolidou como polo receptor de turistas, que dispõe de aeroporto internacional e infraestrutura turística entre as melhores do país. Ele possui três distritos que entraram para a lista dos destinos preferidos por famosos: Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Para conhecer parte da história regional, 11 jornalistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal e México passaram quatro dias na Costa do Descobrimento, participando da press trip e-mundi. Eles foram recebidos por equipes da Secretaria de Turismo do Estado (Sedur-BA) e da Prefeitura de Porto Seguro. Na cidade, o grupo conheceu o Centro Histórico, a badalada Passarela da Cultura e a estrutura de hotelaria.

“Aproveitamos para apresentar aos profissionais de mídia o trabalho do Governo do Estado no incremento do turismo baiano, com indicadores de crescimento contínuo e as estratégias para avançarmos cada vez mais”, disse a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.

“Realizamos a press trip desde 2015, como uma forma de levar jornalistas para lugares fantásticos, com experiências interessantes, para que eles divulguem o que o Brasil tem de melhor”, explicou o organizador do evento, Leandro Mazzini.

Os jornalistas estiveram também em Caraíva, destino rústico procurado por celebridades e banhado pelo rio que dá nome à localidade. As ruas da pequena vila são de areia, sem trânsito e com casas coloridas e pousadas confortáveis. A igrejinha de São Sebastião é a referência religiosa. As praias da Barra, do Satu e de Caraíva formam o circuito para banhistas. Quando chega o pôr do sol, o happy hour acontece na beira do rio, que se encontra com o mar, sendo o pastel de siri o petisco mais consumido nos bares. À noite, jantar em um dos restaurantes de cardápios variados e dançar forró são as principais opções.

“Este lugar é excepcional, tem uma vibração especial, onde as pessoas são amáveis e alegres. Tem sido uma experiência gratificante”, relatou Eduardo Dina, do jornal mexicano El Universal.

“Caraíva é incrível, um lugar atípico, isolado. A vila oferece atrações diferenciadas, e todo mundo gostou”, completou Cláudia Amorim, do jornal brasileiro O Globo.

O grupo ainda visitou a Reserva Pataxó Porto do Boi, para vivenciar a cultura em uma aldeia indígena, com ritual de purificação, pintura corporal, comidas típicas e banho de ervas. “Tive uma sensação única e inédita, pois é a minha primeira vez no Brasil. Visitar a aldeia indígena foi uma oportunidade inesquecível de conhecer esse patrimônio cultural tão importante”, revelou Helena Gatinho, jornalista da revista portuguesa Visão.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!