A segunda edição do Prêmio Mulher Notável, idealizado e conduzido pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), será realizado no próximo dia 31, a partir das 17h, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador. A honraria homenageia mulheres de destaque em suas respectivas áreas profissionais e na luta contra o machismo e pelo empoderamento feminino.
Uma das premiadas deste ano será a jornalista e apresentadora da Record TV Itapoan Jéssica Smetak. Graduada em jornalismo, Jéssica passou pela TVE Bahia e pela TV Bahia antes de ir para a Record. As demais premiadas serão divulgadas em breve.
Para Ireuda, o prêmio é uma maneira de estimular a sororidade e valorizar as conquistas das mulheres, que muitas vezes são apagadas pela cultura machista. “Temos que valorizar as conquistas umas das outras, sermos aliadas e nos ajudarmos. Nunca permitir que o machismo que imana da sociedade nos divida e nos torne rivais”, afirma.
A vereadora diz ainda que, quanto mais as mulheres são reconhecidas e valorizadas, mais o machismo perde força. “O empoderamento feminino é o caminho para um futuro sem desigualdade, sem violência contra a mulher, sem a chaga do feminicídio. Cansamos do menosprezo social, de termos nossa dignidade e integridade surrupiadas como se fôssemos criaturas relegadas à servidão e sem a possibilidade de autonomia. Portanto, o Prêmio Mulher Notável também é um grito contra o machismo”, pontua.
Em 2022, foram premiados nomes como Lícia Fabio (Produtora), Ana Paula Matos (vice-prefeita) e Tereza Raquel (Major da PM).