O jornal Valor Econômico publicou nesta segunda-feira (18) sobre o projeto de unificação do campo da centro-esquerda nas eleições de 2020 que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende liderar, mas que ainda esbarra na desconfiança de aliados tradicionais do PT e nas novas restrições impostas pela legislação eleitoral. Além da conjuntura alterada pelo fim das coligações proporcionais e pelo rigor da cláusula de barreiras
A publicação informa que o ex-presidente Lula autorizou o PT a apoiar candidaturas de aliados nas principais cidades brasileiras, em 2020, onde o partido não tiver nome forte para disputar o pleito.
Uma das capitais citadas pela reportagem foi Salvador e o candidato, Guilherme Bellintani, presidente do Bahia. O jornal ressalta que Bellintani “já fez parte do governo de ACM Neto e é tido como candidato que pode ter visibilidade na centro-esquerda”.
Além disso, o jornal cita a proximidade de Bellintani com o PSB, presidido por Lídice da Mata no estado. O deputado estadual Niltinho do partido Progressista é cotado nos bastidores como o vice de Bellintani em uma eventual chapa. O partido Progressistas é presidio na Bahia pelo vice-governador João Leão.