O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira (5) que poderia desistir de concorrer a um segundo mandato em 2024 se o ex-presidente Donald Trump não estivesse na disputa.
A declaração foi feita em momento em que mesmo os apoiadores mais aguerridos do Partido Democrata passaram a questionar se, aos 81 anos (completos em novembro), Biden teria condições físicas de de governar o país por mais um mandato de quatro anos.
“Se Trump não estivesse concorrendo, eu não tenho certeza se eu estaria concorrendo”, afirmou ele em um evento em Massachusetts para levantar doações para sua campanha. “Mas nós não podemos deixar ganhar pelo bem do nosso país”, disse ele.
A avaliação no meio político americano é que Trump, aos 77 anos, vai se consolidar nas próximas semanas como o candidato a ser escolhido pelo Partido Republicano para na disputa do ano que vem. Trump foi presidente dos Estados Unidos durante apenas um mandato entre 2017 e 2021.
Biden tem dito que se o republicano for eleito novamente, o país corre o risco de ver suas instituições democráticas desmanteladas. Diz também que Trump representa uma ameaça a leis que garantem que mais pessoas tenham acesso ao serviço público de saúde e também uma ameaça a as regras que hoje conferem as mulheres a possibilidade de realizarem aborto.