sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Joe Biden não assume compromisso de apoio ao Brasil no Conselho de Segurança
sábado 11 de fevereiro de 2023 às 13:59h

Joe Biden não assume compromisso de apoio ao Brasil no Conselho de Segurança

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Apesar de querer instaurar uma nova relação com o Brasil, o governo de Joe Biden manteve conforme a coluna de Jamil Chade, no portal Uol, uma postura histórica dos EUA e não saiu em defesa da entrada do país sul-americano como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Na nota final publicada pelos dois governos após o encontro entre Biden e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reforma da ONU é mencionada. Mas sem citar qualquer endosso a uma candidatura brasileira, como pressiona o Itamaraty há anos.

Com cinco membros permanentes, o Conselho é alvo de duras críticas por criar uma classe privilegiada de países com poderes de vetar decisões mundiais. O Brasil, assim como outros governos, querem uma reforma da instituição para ser mais representativo do equilíbrio internacional. Mas, desde os anos 90, o projeto não avança.

“Os presidentes Lula e Biden tencionam fortalecer a cooperação em instituições multilaterais, inclusive no contexto da vindoura presidência brasileira do G20”, diz a nota.

“Os dois líderes expressaram a intenção de trabalhar juntos para uma reforma significativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como a expansão do órgão para incluir assentos permanentes para países na África e na América Latina e Caribe, de modo a torná-lo mais representativo dos membros da ONU e aperfeiçoar sua capacidade de responder mais efetivamente às questões mais prementes relacionadas à paz e à segurança globais”, afirmam.

O texto, portanto, deixa em aberto quem seria o representante de cada uma das regiões e não se compromete com uma candidatura brasileira.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!