O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta última quinta-feira (27) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a realização de um evento conjunto sobre a “defesa do trabalho decente”.
Segundo Padilha, o evento fará parte da programação prevista para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro. A expectativa é que o compromisso ocorra logo após a abertura do encontro principal.
“O presidente [Joe] Biden convidou o presidente Lula para, no marco da Assembleia Geral da ONU, lançar uma iniciativa global de defesa do trabalho decente”, disse.
O ministro deu a declaração após cerimônia de instalação da Comissão de Combate às Desigualdades do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável, o chamado “Conselhão”.
O chamado “trabalho decente” faz parte da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, em 2015.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o conceito leva em conta uma série de indicadores, como oportunidades de emprego, rendimentos, jornada e trabalho análogo à escravidão.
“O Brasil tem a tradição de abrir a Assembleia Geral da ONU e Biden convidou para fazer um evento logo após, adicional, que lança um compromisso global para uma agenda do trabalho decente”, afirmou Alexandre Padilha.
Segundo o Planalto, os governos têm trabalhado na iniciativa a partir da orientação dos presidentes.