O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na tarde desta sexta-feira (16) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é responsável pela morte de Alexei Navalny.
“Não se engane: Putin é responsável pela morte de Navalny. Putin não visa apenas cidadãos de outros países, como vimos no que está acontecendo na Ucrânia neste momento, ele também inflige crimes terríveis ao seu próprio povo”, destacou Biden.
“Ele [Navalny] enfrentou corajosamente a corrupção, a violência e todas as coisas ruins que o governo Putin estava fazendo. Mesmo na prisão, ele foi uma voz poderosa em defesa da verdade”, afirmou Biden na Casa Branca.
O presidente norte-americano também apontou que “não está surpreso”, mas “indignado” após os relatos da morte de Alexei Navalny.
A Casa Branca busca mais informações sobre a morte de Navalny, que teria acontecido em uma colônia penal russa ao norte do Círculo Polar Ártico, para onde foi levado há menos de dois meses.
O caso impacta ainda mais as complicadas relações EUA-Rússia.
Biden pede mais ajuda à Ucrânia
Durante seu pronunciamento, Joe Biden afirmou ainda que os relatos da morte de Navalny deveriam unir os Estados Unidos para fornecer financiamento para a guerra da Ucrânia.
Os EUA têm de “fornecer financiamento para que a Ucrânia possa continuar a se defender”, observou o democrata.
A falta de mais financiamento “nunca será esquecida”, adicionou, concluindo que “o tempo está passando. Isso tem que acontecer”.