O também tricampeão mundial e apresentador do programa Mundo da Luta na Band Bahia, Joca Soares, parabenizou o mentor e amigo Éder Jofre, um dos maiores boxeadores da história.
O tricampeão mundial dos pesos pena e galo, Jofre é o primeiro brasileiro a deter um cinturão de relevo mundial no boxe e entrou no último mês para o Hall da Fama do Oeste dos EUA. O ex-boxeador, acompanhado dos filhos Marcel e Andrea, foi um dos homenageados na solenidade, que ocorreu em um hotel em Los Angeles ao lado da Calçada da Fama e do cinema que abriga o Oscar.
Éder, de 85 anos, já fazia parte de um outro Hall da Fama relevante nos Estados Unidos, no estado de Nova York, desde 1992. Ele é o único brasileiro a figurar nos dois lugares “sagrados”.
“Esse homem é incrível, um mestre, uma honra e orgulho ter Éder Jofre como amigo e mentor. Sempre que eu iria ter uma luta importante, tentava ir até São Paulo para ouvir conselhos, sou muito grato a ele por tudo, e não só eu, muitos lutadores que são campeões devem a ensinamentos desse grande homem. Essa foto em um dos momentos quando ele era vereador em São Paulo. Sou tricampeão mundial de Kickboxing e devo também a ele”, disse Joca Soares que também é presidente do Progressistas em Salvador.
Além de Éder, outros nomes importantes da história do boxe foram imortalizados na cerimônia, como Oscar De La Hoya e o japonês Fighting Harada – esse, por sinal, rival de Éder nos anos 1960.