O Josenildo Cerqueira Soares, mundialmente conhecido como Joca Soares, após ser tricampeão mundial de Kickboxing, ficou muito feliz na tarde desta quarta-feira (15) após o Governo do Estado confirmar o lançamento do edital para a construção de Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais em Salvador.
“Fico muito feliz, isso é muito bom, prova que o governo da Bahia é um cumpridor de promessas. Rui Costa e João Leão jamais serão esquecidos pelos baianos, são dois homens abençoados. Isso irá ajudar milhares de atletas que terão local para treinar e competirem. Estive na última semana no Rio de Janeiro no 30ª edição do Campeonato Brasileiro de Kickboxing, e nosso estado fez bonito, imagina quando tivemos o campeonato aqui, faremos mais bonito ainda. Levamos dezenas de atletas e quase todos ganharam medalhas. Parabéns governador, nós atletas e empresários agradecemos”, disse Joca Soares.
Joca têm sido considerado o grande articulador do partido Progressista no Estado. Muito próximo do vice-governador João Leão, ele têm levado as artes marciais para todos os bairros de Salvador. O ex-campeão foi candidato a vice-prefeito de Salvador em 2020.
Bahia faz bonito na 30ª edição do Campeonato Brasileiro de Kickboxing
O 30º Campeonato Brasileiro de Kickboxing adulto e o 24º sub-17 que foi realizado na última semana, na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, realizou o sonho de tantos atletas – muitos de projetos sociais – que lutarem no mesmo local onde aconteceram os Jogos Olímpicos 2016. O evento, que reuniu atletas de 22 estados, trouxe nas duas competições, grandes inovações como alimentação gratuita para os inscritos, apresentação de atletas PCD, cinturão e camisa oficial para os campeões, transmissão ao vivo, em uma estrutura de campeonato mundial, entre outras ações, fazendo com que esta tenha sido uma edição histórica. E todas essas inovações somente serão possíveis graças ao patrocínio da Enel Distribuição Rio, por meio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, recebendo grande incentivo do Secretário Leandro Alves.
O campeonato foi realizado pela CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing) e organizado pela FKBERJ (Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro) com mais de 2 mil atletas.
Os dois torneios também serviram como seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Kickboxing, a ser realizado em Cascavel, no Paraná, de 8 a 12 de dezembro. Foram disputadas todas as modalidades do Kickboxing: Musical Forms, Point Fighting, Light Contact, Kick Light, Full Contact e K1 Rules, incluindo todas as categorias de idade, com atletas dos 7 aos 55 anos, no sub-17, adulto e master.
A equipe da Bahia levada pelo tricampeão-mundial Joca Soares fez bonito e venceu a maioria das lutas:
1º colocado nas categorias K1 e Kick light – Ivan Boas
3º colocado na categoria Kick light – Humberto Falcão (Kibe)
2º colocado na categoria Low Kick – Ronilson Santos (Mamute)
3º colocado na categoria Low Kick – Anderson Ferreira
3º colocado na categoria full contact – Paulo Henrique
3º colocado na categoria full contact – Gleydson Luis
2º colocado na categoria Full contact – Everton Silva (Dinho)
3º lugar de Ivan Boas no light contat
2º lugar de Ivan Canhoto no Lowkick
3º lugar de Rodrigo Sousa no Lowkick
1º lugar Eduardo Borges no K1
1º lugar Mirele Magalhães no K1
1º lugar Sena Caribe no Kicklight
1º lugar João Antunes no K1
1º lugar Carol no Full contact
1º lugar Karla Pretinha no K1
1º lugar Abimaell no Full Contact
3º lugar Dimas no light contat
3º lugar Raiane no k1
Governo lança edital para a construção de Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais em Salvador