quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / João Roma detalha o novo Auxílio Brasil e diz que irá alcançar 16 milhões de pessoas
segunda-feira 9 de agosto de 2021 às 15:16h

João Roma detalha o novo Auxílio Brasil e diz que irá alcançar 16 milhões de pessoas

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente Jair Bolsonaro enviou nesta segunda-feira (9) uma Medida Provisória ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em que cria o Auxílio Brasil, que deve substituir o Bolsa Família. Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, o reajuste será de ao menos 50% do programa social, que é atualmente RS$ 189. O novo benefício, portanto, pode pagar, em média, RS$ 283,50.

Roma ainda disse que o programa social deve ampliar o número de beneficiados. Atualmente, o Bolsa Família chega a 14,6 milhões de pessoas, e o Auxílio Brasil deve alcançar ao menos 16 milhões.

O texto encaminhado ao Congresso ainda não define o valor do programa, que deve ser estabelecido oficialmente em outubro.

Assista abaixo:

“O valor, portanto, deve ser definido por volta do final de setembro uma vez que essa reestruturação do programa entra em vigor no mês de novembro. Até outubro temos a extensão do auxílio emergencial. O programa com essa nova reformulação abrange uma série de políticas públicas e o valor do benefício será diferente de acordo com o perfil de cada família”, acrescentou Roma em coletiva de imprensa.

O Auxílio Brasil vai integrar políticas sociais com foco em saúde, educação, emprego e renda e deve oferecer também Auxílio Creche, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e ações de microcrédito. A MP entregue também cria o Programa Alimenta Brasil com foco especial em primeira infância e famílias mais vulneráveis.

O valor de RS$ 283,50 ainda fica abaixo dos RS$ 300 prometidos por Bolsonaro. “Sabemos que a pandemia trouxe uma inflação dos alimentos para o mundo todo. Então, não podemos deixar desassistidos os mais vulneráveis. Já decidido por nós que é uma proposta mínima de 50% do Bolsa Família, que agora se chama de Auxílio Brasil”, disse Bolsonaro.

Veja também

Novo presidente do TCU quer ofensiva contra subsídios do governo; setor elétrico está no alvo

Novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo chega ao cargo disposto a fazer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!