O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP) visitou nesta semana as obras de construção da Ponte Barra a Xique-Xique, sobre o Rio São Francisco, no município de Barra no oeste da Bahia. Com 1.008 metros de extensão e 13,55 de largura, a ponte que ligará os dois municípios, faz parte do projeto Sistema Viário da BA-052, que tem início em Feira de Santana, com a reconstrução de 547 quilômetros de pavimentação asfáltica.
O projeto terá um investimento total de R$ 600 milhões conforme o jornal Tribuna e é executado pelo Governo do Estado via Parceria Publica Privada – PPP, com R$ 133 milhões destinados à ponte e o restante para a recuperação da malha rodoviária, começando pela BA-052 em Feira de Santana passando pelos municípios de Ipirá, Morro do Chapéu, Irecê, Xique-Xique e Barra.
Durante a visita, acompanhado do repórter Pedro Oliveira do jornal Tribuna da Bahia, João Leão ressaltou conforme a publicação, que a ponte ligando as regiões do Médio São Francisco e Oeste da Bahia tornará mais rápida e segura a travessia feita por meio de balsas entre Barra e Xique-Xique, beneficiando milhares de pessoas e atende um pedido feito durante visita ao município de Barra com o governador Rui Costa, para inaugurar um conjunto habitacional com 496 unidades.
“Na época, o prefeito era Artur Silva, que foi eleito dia 15 de novembro deste ano pelo PP, para gerir os destinos do município mais uma vez. Ele pediu a Rui, a construção a ponte. Os trabalhos começaram em meados deste ano e deverão ser concluídos entre agosto e setembro de 2021”. As licitações foram ganhas pelas construtoras baianas: SVC, Top Engenharia e Pav Set, que contrataram subsidiárias da Queiroz Galvão, especializadas na área.
Disse também que pretende implantar 11 usinas de açúcar e álcool na região. “Essa que estamos visitando hoje, é a primeira unidade em construção. Pertence ao Grupo Paranhos – Fazenda Serpa em Ibotirama. Tenho levado vários empresários do setor sucroalcooleiro para conhecer a área e já assinamos outros protocolos de intenções. Há um grupo de Alagoas. Uma Cooperativa de Pindorama em Alagoas e outra de Pernambuco, interessadas. No total estamos com cinco usinas no gatilho e cada uma terá, no mínimo, mil funcionários. As 11 usinas oferecerão cerca de 50 mil postos de trabalho. Moquém do São Francisco, Ibotirama, Barra, Xique-Xique serão os municípios beneficiado” disse.