sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Gilberto Jr
Home / DESTAQUE / João Leão pode ser o deputado federal mais votado da Bahia
sexta-feira 24 de junho de 2022 às 10:47h

João Leão pode ser o deputado federal mais votado da Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Após o vice-governador João Leão (PP) lançar no mês de maio sua pré-candidatura a deputado federal para as eleições de outubro, ao ceder sua vaga na disputa ao Senado Federal ao seu filho, Cacá Leão (PP), na chapa liderada por ACM Neto (UB), o que mais se comenta no meio político é que João Leão poderá se tornar o deputado federal mais votado na Bahia em 2022.

Leão foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos, durante 20 anos.

“A intenção é ajudarmos ainda mais nossa Bahia, eu na Câmara Federal, ele [Cacá] no Senado e ACM Neto no governo do estado. Meu filho Cacá já ocupou o meu espaço uma vez, agora eu volto novamente a ocupar o espaço do passado [a Câmara dos Deputados]”, disse o vice-governador durante a coletiva de imprensa onde comunicou que iria ceder a vaga para Cacá.

Registro feito na Lavagem do Bonfim de 2020, antes da pandemia. | Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Na Câmara dos Deputados, João Leão integrou comissões e subcomissões técnicas, e contribuiu com projetos como a revitalização da Bacia do São Francisco, da Reforma Tributária, além do projeto da Ferrovia Oeste Leste (FIOL),  que ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul.

Em 2000, durante seu segundo mandato, Leão foi admitido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso à Ordem do Mérito Militar no grau de Comendador especial. No governo Lula, Leão foi o líder do seu partido na Câmara.

Cacá ao Senado

Leão exalta a “juventude” de Cacá Leão como uma qualidade eleitoral, mas garante que não foi por isso que o Progressistas escolheu seu filho para substituí-lo na disputa pelo Senado.

O pré-candidato à Câmara dos Deputados afirma que nunca teve um padrinho político, mas defende o apadrinhamento familiar como uma coisa natural da política partidária.

“Quero dizer a vocês que nunca tive padrinho político na vida. Neto teve o avô dele, ACM. Cacá tem o pai dele, que é João Leão. E eu sempre fui eu próprio. Eu abri meu caminho. Mas não vejo problema nenhum no padrinho político. O filho do carpinteiro quer ser o que? Carpinteiro. O filho do médico é, geralmente, médico. O filho do advogado, advogado, e assim sucessivamente. Neto, com um mês de idade, respirava política na casa dele. Cacá respirava política. Eu tinha 11 empresas na minha vida e fiz de tudo para Cacá ir tomar conta das empresas, mas ele queria a política”, relatou o vice-governador João Leão em maio, quando se lançou para ser deputado.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!