A informação que Leão seria candidato a deputado foi publicada em um site de Salvador, o que causou estranheza entre oposição e aliados do governo Rui Costa
O secretário geral do Progressista na Bahia e ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, negou que exista alguma articulação para que o atual vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, seja candidato a deputado estadual e posteriormente venha a presidir a Assembleia Legislativa.
“Essa notícia é ridícula”, afirmou Jabes ao site O tabuleiro. “Almoçamos domingo com o governador e Wagner. Conversamos sobre vários assuntos, inclusive 2022. Mas, não aprofundamos as posições da chapa. Ainda é cedo”, disse Jabes.
O #Acesse Política entrou em contato com o vice-governador João Leão, que é presidente o PP na Bahia. Leão foi sucinto e pragmático, e afirmou que seria mais fácil ele ser candidato a governador do Estado em 2022 do que disputar uma cadeira para deputado.
Leão já foi deputado federal por mais de duas décadas, antes disso foi eleito prefeito de Lauro de Freitas após a redemocratização do Brasil, no final dos anos 80. Foi por duas vezes secretário de Estado no governo de Jaques Wagner (PT) e três vezes secretário no governo de Rui Costa (PT). Está em seu segundo mandato de vice-governador da Bahia e atualmente é o secretário de Planejamento do estado, após ampliar o espaço do PP na base de Rui tendo indicado o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) Nelson Leal, para assumir seu lugar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
A bancada do PP na Assembleia Legislativa é a maior entre todas as outras legendas com 11 parlamentares.