quarta-feira 3 de julho de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / João Leão destaca protagonismo da Bahia na geração de empregos no Nordeste
sexta-feira 27 de agosto de 2021 às 14:30h

João Leão destaca protagonismo da Bahia na geração de empregos no Nordeste

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com saldo positivo de 81.449 novas vagas de empregos formais criados nos sete primeiros meses do ano, a Bahia lidera a geração de empregos na Região Nordeste em 2021, seguida pelos estados do Ceará (+46.129 postos) e Pernambuco (+28.165 postos). O protagonismo do estado foi destacado pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. “É motivo de muita alegria para nós constatar a posição de destaque do nosso estado na criação de postos de trabalho. Isso nos dá a certeza de que os esforços do Governo do Estado estão repercutindo na vida dos baianos”.

O resultado representa aumento de 4,78% em relação ao total de vínculos celetistas do início do ano. O crescimento do emprego celetista também foi observado no Brasil e no Nordeste, com 1.848.304 e 225.948 novas vagas de janeiro a julho, respectivamente.

“Em conjunto, os dados dos primeiros meses deste ano confirmam a tendência de recuperação das atividades produtivas na Bahia, com a geração de postos de trabalho em todos os principais segmentos econômicos”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

Em julho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 11.373 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 57.409 admissões e 46.036 desligamentos. Com este saldo, o estado passou a contar com 1.785.224 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,64% sobre o quantitativo do mês anterior.

Mesmo diante de um contexto sanitário mundial atípico, todas as unidades federativas do país criaram vagas no mês de julho. O país como um todo computou um saldo de 316.580 vagas, enquanto o Nordeste criou 54.456 postos – indicando variações relativas de 0,77% e 0,83% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente.

Dos cinco grandes setores de atividade econômica, todos apresentaram saldo positivo em julho de 2021: Serviços (+3.337 postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+2.843 vagas), Indústria geral (+2.464 postos), Construção (+1.550 postos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.179 postos). No grupamento que mais gerou vagas, o de Serviços, destacou-se a área de Atividades Administrativas e Serviços Complementares com a criação de 1.318 empregos.

De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Veja também

Brasília pode perder título de Patrimônio da Humanidade; entenda

Após a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) pela Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!