O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou na segunda-feira (21) sobre as dificuldades para tirar do papel o projeto da ponte Salvador – Itaparica. Durante evento em Salvador, o petista atualizou o valor, que agora chega a quase o dobro previsto na sua concepção. “Quando Rui assinou esse contrato, ele girava em torno de seis a R$ 7 bilhões. Com a pandemia, com os insumos, o mercado cambial sendo elevado, hoje a obra chega perto de R$ 13 bilhões. Portanto, é preciso fazer uma equalização e nós entendemos isso”, afirmou o governador na ocasião.
Mas, segundo o deputado federal João Leão (PP), que é considerado o idealizador da ponte quando ainda era secretário na gestão de Jaques Wagner (PT), afirmou ao #Acesse Política, que esse valor de R$ 13 bilhões, está incorreto.
Leão, que foi secretário estadual de Planejamento e posteriormente, secretário de Desenvolvimento Econômico no governo de Rui Costa (PT), apontou um equívoco nos valores apontados na imprensa pelo governador Jerônimo. A primeira é que a ponte é uma rodovia federal, a BR-420, que se inicia bem no porto de Salvador.
O deputado federal afirmou que os cálculos foram feitos conforme reajustamento na base de dados TCPO (Tabela de Composições e Preços para Orçamentos) e atualizada pela tabela PINI. O parlamentar disse ainda que o governo do estado acabou se confundindo, pois o valor do contrato inicial é de R$ 6,7 bilhões.
“Com a pandemia e a guerra da Ucrania, os valores do aço e diversos materiais disparam, fazendo subir com um reajustamento exato de R$ 2,100.675,41. Ou seja, a ponte não está em R$ 13 bilhões, mais sim, em R$ 8,1 bilhões”, esclarece Leão.
O ex-vice governador disse que os responsáveis das construtoras CCCC e da CR20 estão morando em Salvador há 4 anos. “Viajei para a China, sete vezes quando era secretário e vice-governador do estado, e consegui apresentar e convencer os chineses a construírem a ponte”.
Ainda de acordo com Leão, a Bahia não precisa de recursos do governo federal para dar início às obras da ponte entre Salvador e a ilha de Itaparica. O estado, segundo ele, já tem as verbas para a construção.
“O estado tem depositado já 700 e tantos milhões de reais na conta da PPP (parceria público privada) da ponte”, disse Leão.
Governador aberto a conversar com consórcio chinês
Na ocasião, Jerônimo se colocou à disposição do consórcio chinês responsável pelo projeto.
“Tem uma equipe da CCCC e da CR20, que compõem o consórcio, aqui na Bahia, já dispostas a sanar essas pendências. Assim que tivermos essas respostas vamos poder dizer: vai iniciar a obra. A gente vai botar data e hora marcada. Ou se tiver algum empecilho que a gente perceba que vai demorar muito, pode ter certeza que eu tomarei a decisão de distratar e fazer um novo processo de licitação. Eu não estou anunciando distrato. Nós recolocamos à mesa para que esse contrato seja restabelecido. Tenho certeza que com o governo federal nós conseguiremos…temos a tranquilidade de dizer, vamos iniciar essa obra, caso não dê certo, vamos rever o contrato”, afirmou o governador Jerônimo na segunda-feira (21).
Construção da ponte pelo Novo PAC
Para João Leão o governo pode incluir a obra da ponte no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que é ex-governador do estado, tem como obrigação moral com os baianos em realizar essa construção. Leão fez diversos estudos e pesquisas, que mostram que essa obra será além da maior obra das américas, também formará o maior vetor do desenvolvimento contemporâneo do Brasil, interligando dezenas de municípios baianos com o restante do país pela BR-420.
Na última segunda, no mesmo evento de Jerônimo em Salvador, Rui sinalizou que as construções da ponte Salvador-Itaparica e também do VLT do Subúrbio podem ser incluídas para receber recursos do Novo PAC.
Na ocasião, Rui disse que tanto a ponte quanto o Aeroporto no Extremo Sul da Bahia devem integrar o programa. No caso do aeródromo ainda é necessária a conclusão de etapas iniciais para início das obras.
“Não é que a ponte tenha ficado de fora. O PAC é dinâmico, ou seja, as obras que não estão inclusas hoje podem ser incluídas. Não só a ponte, mas o Aeroporto lá do Extremo Sul que vai a leilão agora em setembro. Assim que tiver vencedor e o mesmo precisar de ajuda de financiamento, seja do Banco Nordeste ou do BNDES, essa obra entrará no PAC. Isso vale para o Aeroporto do Extremo Sul e também para a ponte. Jerônimo e sua equipe estão renegociando o contrato, assim que as obras forem iniciadas, uma vez tendo demanda para apoio financeiro essa obra será incluída”, explicou Rui Costa.