Ainda sem partido, o ex-prefeito de Salvador João Henrique Barradas Carneiro promete conforme entrevista a Camila Vieira, do portal bahia.ba, voltar ao cenário político em 2024.
Ao bahia.ba, o economista afirmou que já está tomada a decisão de disputar uma das 41 cadeiras da Câmara Municipal (CMS) no próximo. Na última tentativa, em 2016, Barradas foi candidato pelo Partido da República (PR), atual Partido Liberal (PL), e teve 5.248 votos, ficando fora do Legislativo municipal.
“Depois de 12 anos longe da política, percebo que o sentimento do povo mudou. A raiva se transformou em clamor, e a disputa pela vereança será para atender ao anseio do povo. Vou voltar para Câmara”, revelou João Henrique.
O ex-prefeito disse ao bahia.ba ainda, que está em conversas com o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz, para possível filiação ao PSDB. “Temos conversado. Minha intenção é ter o apoio dele para encarar a disputa.”
O ex-prefeito já foi filiado ao PDS, PDT, PSDB, PP, PSL, PR e PRTB. Há dois anos, João Henrique junto ao ex-secretário da Educação, hoje deputado federal, João Carlos Bacelar (Podemos), foi condenado a pagar, do próprio bolso, R$ 47,7 milhões por ‘flagrantes irregularidades na contratação da ONG Pierre Bourdieu’, segundo decisão da Justiça Eleitoral, em contrato firmado no período em que foi prefeito, entre 2005 e 2012.
Trajetória política
João começou sua carreira política em 1989, quando foi eleito vereador de Salvador. Após ser reeleito em 1993, cumpriu metade do segundo mandato de vereador até 1994, ano em que foi eleito deputado estadual. Ele se reelegeu nas duas eleições seguintes, 1998 e 2002.
Nas eleições de 2004, foi eleito prefeito de Salvador no segundo turno, com 74,69% dos votos, derrotando César Borges, ex-governador da Bahia, o que representou uma das primeiras derrotas sem precedentes contra o carlismo na Bahia.