Recém-empossado prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) disse, em entrevista publicada nesta quinta-feira (7) no jornal Tribuna, afirmou que não descarta ser candidato nas eleições de 2022. O tucano avisa, no entanto conforme a publicaão, que não há chance de postular um cargo para o Legislativo, isto quer dizer que ser deputado estadual, federal ou senador são hipóteses desconsideradas por ele. Portnato, ele pode disputar o governo do Estado.
Mas Gualberto afirma que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), é o postulante natural do grupo político ao Palácio de Ondina daqui a dois anos. “Eu acho que sim (ACM Neto é o candidato do grupo). Alguns querem vender dificuldades para colher facilidades, mas eu não faço isso. Ele é o candidato natural e competitivo”, declarou Gualberto.
No cenário desenhado pelo próprio tucano, só sobraria para ele ser candidato a vice-governador na eventual chapa de ACM Neto ao governo da Bahia, já que descarta brigar por uma vaga no Legislativo e considera o ex-prefeito o nome para entrar na corrida eleitoral pelo Palácio de Ondina. “Ninguém trabalha para ser vice. Se fosse, eu trabalharia para ser candidato (a governador). Agora, eu acho que Neto tem a preferência absoluta. E o PSDB não é igual aos outros partidos, que não têm candidatos e fica querendo vender dificuldades”, pontuou.
Gualberto foi cotado para ser o vice na chapa de ACM Neto ao governo estadual em 2018, mas o democrata soteropolitano acabou desistindo de ser postulante naquele ano e permaneceu na prefeitura de Salvador. O prefeito de Mata de São João justifica a decisão de não querer ser deputado ou senador. “Eu não seria candidato a deputado. Não serei. Não fui (postulante à reeleição em 2018), e não serei. Não tem condições de ser. Não gostei. Não me encaixei”, pontuou.
Além de Gualberto, outro nome cotado para a composição de ACM Neto é do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM). O democrata feirense admitiu o interesse. “Se você me pergunta se pretendo fazer parte desta chapa, se eu responder que não pretendo, eu estaria me mentindo. Eu vivi e entrei na vida pública para me expressar sempre com a verdade. Jamais menti. Eu desejo participar sim (da chapa), com certeza. Acho que nós temos hoje um nome que está bem sólido, um nome que tem grandes possibilidades de vitória para governador que é o prefeito ACM Neto. Acho que Neto provou por A mais B que é um grande gestor”, ressaltou Zé Ronaldo.
Ainda sobre 2022, Gualberto afirmou que o PSDB não deveria ter candidato à Presidência da República em 2022. Disse também que não acredita que o governador de São Paulo, João Doria, deixará o posto para brigar pelo Palácio do Planalto. “Por mim, o partido não teria nem candidato a presidente. Tem que se reoxigenar. Eu acho que (Doria) não vai ser candidato. Foi candidato a prefeito e deixou para ser candidato a governador, agora deixar para ser presidente não é legal”, avaliou.