Perfis nas redes sociais atacam artistas e a Lei Rouanet após campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançar na terça-feira (25) um vídeo que reúne artistas e influenciadores sob o coro do famoso jingle petista “Sem Medo de Ser Feliz”. No vídeo divulgado nas redes do PT, um grupo de pessoas aparece de branco, ao lado do candidato à presidência e de sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, cantando “Lula lá”.
Perfis contrários à sua candidatura tentam relacionar posicionamentos de artistas favoráveis a Lula ao uso da Lei Rouanet. Para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, um dos problemas centrais da cultura é a Lei Rouanet. Desde a campanha presidencial, Bolsonaro dizia que iria acabar com uma suposta “mamata” de artistas e “democratizar” a verba.
No entanto, o governo de Jair Bolsonaro aprovou cinco dos 20 projetos mais caros da história da Lei Rouanet, segundo os valores disponíveis no Salic, o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, e corrigidos pela inflação.
Em junho deste ano, uma reportagem publicada na Folha mostrou que a Controladoria-Geral da União apontou série de irregularidades na gestão da lei também sob seu governo. O que a gestão da Secretaria Especial da Cultura afirmou ao órgão de controle é que a implementação de um sistema chamado Sistema Integrado de Cultura, o SIC, ajeitaria o passivo imenso de análises e uma série de outros problemas identificados no relatório. A mesma secretaria paralisou o andamento do projeto.
A cantora Daniela Mercury é citada em publicações no Twitter por ter sugerido em suas redes que iria telefonar para eleitores indecisos na tentativa de convencê-los a votar no petista.
Perfis dizem que artistas da Globo querem o dinheiro da Lei Rouanet “de volta”. “Nem que para isso um ladrão seja eleito presidente”, escreveu um. Outro diz que a Lei nunca deixou de auxiliar a classe artística, mas que teria sido regulamentada para favorecer todos os artistas. “Lula lançou clipe só com os atores da Globo, os famosos por mamarem na teta do governo com a Lei Rouanet”, tuitou um terceiro.