O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assina na manhã desta sexta-feira (14), a ordem de serviço que oficializa o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e região metropolitana. O projeto, orçado em R$ 3,2 bilhões, terá 36,4 km de extensão, com 34 paradas e integrará três trechos principais:
- Ilha de São João/Calçada: 16,6 km (trecho 01)
- Paripe/Águas Claras: 9,2 km (trecho 02)
- Águas Claras/Piatã: 10,5 km (trecho 03)
Além da construção da linha férrea, o projeto também contempla a duplicação de 7,5 km da rodovia BA-528, a implantação de uma via alimentadora no Parque de São Bartolomeu e a revitalização da Estação Ferroviária da Calçada.
Os trens do VLT de Salvador e RMS terão capacidade para transportar até 600 passageiros, circularão a uma velocidade média de 40 km/h, reduzindo o tempo de deslocamento entre os bairros beneficiados.
Consórcios vencedores da licitação:
- Trecho 1: Consórcio VLT Ilha de São João (MPE Construtora e Rumo Logística)
- Trecho 2: Consórcio VLT Subúrbio (Concremat Engenharia e Cowan)
- Trecho 3: Consórcio VLT Piatã (CCCC Construtora e Benito Roggeri)
As obras do VLT devem ser concluídas em 2027, e a expectativa é que o sistema beneficie cerca de 172 mil passageiros por dia.