A JBS, uma das maiores empresas produtoras de carne bovina do mundo, anunciou nesta quarta-feira (27) que está avaliando a volta dos irmãos Joesley e Wesley Batista para o conselho de administração da companhia. A dupla iria retornar com a criação de mais duas vagas no comitê da empresa.
O fato ocorre após sete anos da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, que investigou esquemas de venda de carne adulterada, e das gravações de conversas entre o empresário e o ex-presidente Michel Temer (MDB).
A volta dos irmãos foi comunicada aos acionistas em um documento divulgado pela empresa. A assembleia que discutirá a admissão de Joesley, de 52 anos, e Wesley Batista, de 53, ocorrerá no dia 26 de abril.
Atualmente, o conselho de administração da empresa possui nove membros, entre eles, o fundador e pai dos irmãos, José Batista Sobrinho, de 90 anos. Entretanto, a empresa avalia o acréscimo de mais duas cadeiras, número máximo permitido pelo Estatuto Social da JBS.
De acordo com o comunicado, os dois possuem mais de 35 anos de experiência no setor de proteínas animais. Os irmãos não estavam envolvidos nas operações da companhia diretamente desde 2017, quando a JBS passou a ser alvo da Operação Lava Jato e da Operação Carne Fraca.
Segundo o documento, a dupla retorna após cinco anos sem se envolver em qualquer condenação criminal. Há dois meses, os irmãos passaram a integrar o conselho da Pilgrim’s Pride, empresa de alimentos americana adquirida pela JBS.