Beyoncé, 42 anos, fez uma passagem meteórica pelo Brasil. Após 10 anos da última apresentação da artista no país, ela apareceu ontem de surpresa na première de divulgação do filme da Renaissance Tour, em Salvador, na Bahia.
A coluna de Lucas Pasin, do Uol, foi atrás dos bastidores que envolveram a misteriosa aparição de Beyoncé.
A cantora permaneceu por 30 minutos no evento em Salvador, e cerca de 6 horas em solo brasileiro. Detalhe: ela passou mais tempo na aeronave do que no país. A viagem de Nova York a Salvador dura cerca de 10 horas — somando ida e volta.
Tudo aconteceu em uma parceria da Parkwood Entertainment, produtora da artista, com a TV Globo, e uma produtora local, de Salvador, a IDW Entretenimento.
“Tivemos uma média de 520 pessoas envolvidas, trabalhando diretamente no evento, em uma operação bastante relâmpago, que começou três dias antes. As pessoas que trabalharam eram 100 % da Bahia, majoritariamente mulheres e pretas”, contou Potyra Lavor, CEO da IDW, com exclusividade para a coluna.
A produtora deixa escapar que Beyoncé não foi a única grande estrela presente em Salvador. “Jay-Z também veio e estava no evento”, entrega Potyra.
Operação grandiosa e sigilosa
Segundo a CEO da IDW Entretenimento, toda a operação foi montada pensando na possibilidade de uma grande mobilização de fãs em volta do evento. Cerca de 3 mil fãs marcaram presença, mas eles estavam preparados ainda conforme o colunista Lucas Pasin, do Uol, para manter a segurança de até 30 mil pessoas.
“O time não sabia da presença de Beyoncé, o tempo todo foi nos passado que haveria uma grande surpresa para os fãs. O local foi divulgado para todos 4 horas antes, e nós fizemos questão de ‘pecar’ pelo excesso, estando todo o tempo preparados para atender uma grande mobilização”, explica Potira.
A Prefeitura de Salvador ficou sabendo da presença de Beyoncé na véspera do evento.
“Ficamos sabendo no dia anterior, e a nossa parte foi prestar apoio institucional e logístico, sem custos para a Prefeitura”, conta Bruno Reis, prefeito de Salvador, em conversa com a coluna.
O prefeito participou da operação sigilosa que manteve segredo sobre Beyoncé. Ao saber da vinda da cantora, ele compartilhou apenas com Pedro Tourinho, secretário de Cultura, e com os chefes da Guarda Municipal da cidade.
Todos os custos do eventos foram pagos pela Parkwood Entertainment. A TV Globo investiu na parte de mídia e divulgação.
Relação da TV Globo com Beyoncé
Em todas as premières que esteve presente, Beyoncé escolheu um parceiro local. No Brasil, a escolhida foi a Globo.
Em contrapartida, a emissora fez toda a divulgação de mídia do evento.
O Encontro, na manhã de hoje, exibiu uma cobertura do evento.
O PEGN fará uma reportagem sobre fomento a empreendedoras mulheres periféricas, com foco em educação, entrevistando Justina Omokhua, produtora de Beyoncé.
No domingo, o Fantástico exibirá uma matéria especial falando dos fãs de Beyoncé, e mostrando toda a passagem dela pelo país.
O que aconteceu no evento?
- Com um look prata e segurando a bandeira da Bahia, Beyoncé falou por poucos minutos com os fãs.
- Ela disse ser muito importante para ela estar na capital baiana. “Era muito importante para mim estar aqui na Bahia. Renaissance é sobre liberdade, beleza, alegria. Tudo que vocês brasileiros representam. Estou muito feliz de estar aqui e ver o rosto lindo de vocês”.
- A cantora também falou sobre não trazer a turnê para o Brasil. “Não foi possível trazer a Renaissance Tour, mas estou muito feliz de dar o filme Renaissance para que vocês possam fazer parte do Renaissance, porque vocês são o Renaissance.