A revelação feita pela Bloomberg na semana passada, apontando o jato executivo Phenom 300, da Embraer, como o mais utilizado nos EUA nos últimos 12 meses provocou uma grande repercussão na mídia.
Utilizando dados da FAA (Federal Aviation Administration, a agência de aviação civil dos EUA), o site descobriu segundo Ricardo Meier, do AirWay, que o jato executivo leve brasileiro havia superado o Cessna Citation Excel em número de operações (decolagens) no acumulado entre agosto de 2022 e julho de 2023.
De fato, a aeronave da Embraer superou pela primeira vez o modelo da Textron Aviation, registrando 360.334 operações contra 358.946 da família Excel.
A marca, no entanto, era esperada já que o Excel e seus sucessores, o XLS e o XLS+, estão sendo substituídos pelo modelo Ascend e a frota disponível certamente vem se reduzindo ao longo dos últimos anos.
Embora a FAA não disponibilize muitos dados, é possível cruzar algumas informações e constatar que não só o Phenom 300 mas o Citation Latitude, o Challenger 350 e o Citation CJ3 também tiveram alta nos números de operações em meses recentes.
Modelo | ICAO | Julho 2023 | Julho 2022 | Dif. |
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Phenom 300 | E55P | 360.334 | 356.378 | 3.956 |
Citation Excel/XLS/XLS+ | C56X | 358.946 | 387.598 | -28.652 |
Citation Latitude | C68A | 259.756 | 252.258 | 7.498 |
Challenger 350 | CL35 | 240.552 | 232.254 | 8.298 |
Hawker 800 750 / 850 / 900 | H25B | 208.368 | 245.404 | -37.036 |
Citation CJ3 | C25B | 195.534 | 193.572 | 1.962 |
Challenger 600 | CL60 | 194.018 | 207.146 | -13.128 |
Citation 5 Ultra Encore | C560 | 190.090 | 218.730 | -28.640 |
Gulfstream 4 | GLF4 | 177.932 | 206.780 | -28.848 |
Challenger 300 | CL30 | 163.000 | 176.934 | -13.934 |
Todos eles estão sendo produzidos, consequentemente com a frota se expandindo. Certamente o mercado norte-americano, o maior do mundo, é um destino comum para muitos desses novos aviões.
Da lista, o Challenger 350, um jato de médio porte, é o que mais expandiu o número de decolagens: foram 3,6% mais em relação a julho de 2022 – o Phenom 300 cresceu 1% nesse intervalo.
Os outros seis jatos executivos que constam nos gráficos da FAA são modelos aposentados ou em vias de encerrar produção, cuja frota naturalmente se reduz com o passar do tempo.
A família Hawker, derivada do britânico BAe 125, por exemplo, viu os números de operações caírem em 15%. A aeronave deixou de ser produzida em 2013 pela Textron, que havia comprado seus direitos industriais.
O Phenom 300 é, sem dúvida, o jato executivo de maior sucesso da Embraer e que lidera as vendas em seu segmento, de modelos leves. E esse é outro aspecto a ser levado em conta já que na lista há aeronaves de vários portes.
A frota da aeronave tem crescido e, segundo a GAMA, a associação de fabricantes de aeronaves de aviação geral, chegou a 703 jatos até 2022.
A família Excel é mais numerosa, tendo acumulado 1.030 aeronaves desde 1998, mas as entregas caíram significativamente a partir de 2009, ano em que o Phenom entrou em serviço.
Diante desse cenário, é de se concluir que a liderança em número de operações do jato executivo da Embraer era apenas uma questão de tempo.