A primeira-dama, Janja da Silva, visitou na tarde desta sexta-feira (5) a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Durante o passeio, ela criticou o estado de conservação do local.
“Não é possível o principal, vamos falar, ponto turístico de Brasília, que é a Praça dos Três Poderes e, agora em janeiro, final de ano, todo mundo vem conhecer, está abandonada”, disse.
A primeira-dama caminhou até a praça, em frente ao Palácio do Planalto. Janja passou pelo local e retornou em seguida ao palácio, quando conversou com jornalistas.
A primeira-dama afirmou que, após pedido da ministra da Gestão, Esther Dweck, o governo do Distrito Federal fez o corte da grama na área que, segunda Janja, já estava “a meio metro de altura”. Ela também disse que buscará esforços para recuperação do local.
“Vamos recuperar a praça porque a Praça dos Três Poderes é um símbolo da democracia. E ela precisa estar apresentável para os turistas que vem”, afirmou.
A manutenção do espaço de responsabilidade do governo do Distrito Federal. O g1 questionou o GDF sobre as críticas da primeira-dama, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
Em fevereiro do ano passado, o governo local apresentou para análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) uma proposta para reforma do piso da Praça dos Três Poderes. No entanto, até junho do ano passado, o plano não tinha sido aprovado.