sexta-feira 22 de novembro de 2024
Primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, em cerimônia no Palácio do Planalto — Foto: Claudio Kbene/PR
Home / NOTÍCIAS / Janja teve influência decisiva na montagem de ato para marcar 8 de janeiro
segunda-feira 8 de janeiro de 2024 às 09:33h

Janja teve influência decisiva na montagem de ato para marcar 8 de janeiro

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, participou ativamente segundo a coluna de Vera Rosa, do Estadão, da preparação do ato Democracia Inabalada, que marcará, nesta segunda-feira (8) a passagem de um ano da tentativa de golpe no País. A cerimônia ocorrerá no Salão Negro do Senado, com autoridades dos três Poderes na lista dos 500 convidados. Foi de Janja também a iniciativa de pedir a ministros que gravassem “selfies” dizendo a palavra “Democracia” para a produção de um vídeo.

Embora tenha chegado ao conhecimento do Palácio do Planalto uma série de queixas de militares, sobretudo os da reserva, com o argumento de que o ato do 8 de janeiro poderia soar como “provocação” às Forças Armadas, nada foi mudado no planejamento da solenidade. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse à Coluna que os comandantes do Exército, Tomás Paiva; da Marinha, Marcos Olsen; e da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, estarão lá.

Em vídeo publicado nas redes sociais, na noite deste domingo (7) Lula afirmou que a sociedade jamais deverá esquecer o 8 de janeiro de 2023, dia em que “um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe” no Brasil. Antes, o presidente já havia culpado Jair Bolsonaro, seu antecessor, por tramar a invasão das sedes do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Que o 8 de janeiro signifique a gente, daqui para a frente, não permitir que a sociedade esqueça disso para ela poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar para a sociedade brasileira, em que a gente possa gritar alto e bom som, todo dia, ‘Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós!’”, completou Lula, citando verso do Hino da Proclamação da República.

Na sexta-feira, 5, ao vistoriar obras na Praça dos Três Poderes, Janja destacou que o 8 de janeiro não é um dia para comemorar. “O importante é dizer que a democracia prevaleceu. É isso que importa”, avaliou a primeira-dama, que “bolou” várias gravações para redes sociais com este mote.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!