quinta-feira 21 de novembro de 2024
Rosângela da Silva, a Janja: entenda quem é a próxima primeira-dama - Foto: Ricardo Stuckert
Home / NOTÍCIAS / Janja terá sala perto de Lula no Palácio do Planalto
terça-feira 3 de janeiro de 2023 às 11:41h

Janja terá sala perto de Lula no Palácio do Planalto

NOTÍCIAS


A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, vai ganhar uma sala no terceiro andar do Palácio do Planalto, perto do gabinete do marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou a coluna de Malu Gaspar, no O Globo, dois interlocutores do petista.

A sala de Janja deve ficar próxima ao gabinete de Lula, voltada para a Praça dos Três Poderes.

A destinação de uma sala para Janja atende a um desejo que ela própria tinha expressado após o resultado da eleição, em entrevista Fantástico veiculada em novembro.

– A gente vai estar junto. Vou estar do lado dele, boa parte do tempo, contribuindo no que eu puder contribuir. Obviamente, primeira-dama não tem uma função, mas eu posso ter algumas responsabilidades, acrescentou.

O governo repete dessa forma o gesto de Lula nos seus dois primeiros governos, quando também foi reservada uma sala de 50 metros para a então primeira-dama, Marisa Letícia. Ela costumava ir ao espaço com frequência, sem horários certos.

Um interlocutor da primeira-dama afirmou à equipe da coluna de Malu Gaspar, que, mesmo sem tarefa específica, Janja deve acompanhar assuntos que considera prioritários, como políticas para a cultura e para as mulheres.

Na transição, ela coordenou os preparativos da posse de Lula e já avisou que pretende ter um papel ativo nas atividades do governo.

Aliados de Lula dão como certo que o maior protagonismo de Janja tem o potencial de provocar atritos e desgastes entre auxiliares do governo, travando discussões ou remodelando iniciativas para atender a pedidos da primeira-dama.

Nas reuniões com o grupo de trabalho sobre políticas para mulheres, a socióloga prometeu empenho para ajudar a reavivar programas que, segundo o PT, sofreram desmonte no governo Jair Bolsonaro – como o Ligue 180 e a Casa da Mulher Brasileira.

“As mulheres deram a eleição ao presidente Lula e ele sabe disso”, disse Janja durante uma reunião do grupo de trabalho sobre mulheres, em novembro, referindo-se à vantagem do marido sobre Jair Bolsonaro no eleitorado feminino.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!