A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, relatou conforme Eduardo Gonçalves, do O Globo, que o presidente Lula da Silva (PT) estava sozinho quando caiu no banheiro e bateu a cabeça no Palácio da Alvorada, em outubro. Segundo ela, Lula conseguiu pegar o celular e pedir socorro.
— A gente tinha acabado de chegar de viagem, eu tinha tirado umas roupas da mala e estava na lavanderia. Ele falou que ia descansar um pouco e resolveu cortar a unha. Ele literalmente colocou a bunda pra trás, caiu e bateu a cabeça. Ele estava sozinho e conseguiu acionar o telefone. Sangrou muito — disse Janja, em entrevista ao canal CNN Brasil que foi veiculada neste sábado.
A primeira-dama afirmou que ele foi levado em seguida ao hospital Sírio Libanês, em Brasília — Quando eu cheguei no quarto, o ajudante de ordens já estava ajudando ele. Batida na cabeça é perigoso. Um ferimento na cabeça pode ter repercussão exterior — afirmou ela.
O acidente doméstico aconteceu no dia 20 de outubro logo após Lula e Janja terem voltado de uma viagem a São Paulo. No hospital, ele levou cinco pontos na nuca e foi diagnosticado com um “ferimento corto-contuso em região occipital”, segundo boletim médico. Na ocasião, o machucado o levou a cancelar a viagem para Rússia, onde participaria da Cúpula dos Brics.