segunda-feira 20 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Evair Vieira de Melo
Home / DESTAQUE / Jair Bolsonaro se emocionou duas vezes assistindo a posse de Donald Trump
segunda-feira 20 de janeiro de 2025 às 16:56h

Jair Bolsonaro se emocionou duas vezes assistindo a posse de Donald Trump

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


A posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20) emocionou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) em dois momentos. Segundo narrou o deputado bolsonarista Evair Vieira de Melo (PP-ES) a Augusto Tenório, colunista do Metrópoles, o ex-mandatário “se sensibilizou” quando o republicano falou sobre o Canal do Panamá e o sobre a necessidade de investimento em petróleo e energia. O parlamentar que acompanhou a transmissão com Bolsonaro em Brasília (DF).

O que está acontecendo:

  • Trump assumiu seu segundo mandato como presidente dos EUA nesta segunda-feira (20/1);
  • A equipe do republicano convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para os eventos de posse;
  • O ex-mandatário, porém, está com passaporte detido desde o ano passado, quando foi alvo de uma operação da
  • PF sobre suposta tentativa de golpe;
  • O governo brasileiro foi representado pela embaixadora do país em Washington. PArlamentares de direita e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também foram.

“O discurso do Trump nos encheu de esperança. Objetivo e pragmático. Quis estar ao lado de Bolsonaro nesse momento, até para mostrar unidade, solidariedade e gratidão por tudo que ele já fez pelo Brasil. Saímos energizados e com a certeza que seremos vitoriosos em breve. (Ele disse que) ‘Trump teve ‘coragem’ quando tratou do Canal do Panamá e sobre a indústria de petróleo, que precisa ser potencializada”, disse Evair.

Durante seu discurso de posse, Trump afirmou que os Estados Unidos vão retomar o Canal do Panamá. O republicano questionou o cumprimento dos acordos comerciais pelo país localizado na América Central, onde está o canal.

“O espírito do nosso tratado foi totalmente violados. Navios americanos estão sendo severamente sobrecarregados e não estão sendo tratados de forma justa, e isso inclui a Marinha dos Estados Unidos. A China está operando o Canal do Panamá, e não o demos à China. Nós o demos ao Panamá. E estamos tomando de volta”, disse o republicano.

Ainda nesta segunda, o presidente dos Estados Unidos antecipou um decreto de emergência nacional de energia para impulsionar a produção de petróleo nacional. “Vamos jogar os preços para baixo, preencher nossas reservas estratégicas de novo e exportar o nosso óleo para todo o mundo”, disse.

Bolsonaro é alinhado à política de Donald Trump e aposta na volta do republicano à Casa Branca para ganhar um novo fôlego político e enfrentar os inquéritos dos quais é alvo no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente brasileiro foi convidado para a posse do estadunidense, mas não compareceu porque o ministro relator da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado, Alexandre de Moraes, não liberou seu passaporte.

Veja também

Deputado baiano assiste posse de Trump ao lado de comitiva oficial de parlamentares brasileiros

Presente na cidade de Washington, DC, para acompanhar a posse do 47º presidente norte-americano Donald …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!