A cantora Ivete Sangalo está sendo processada por um juiz de Santa Catarina devido a uma postagem referente ao julgamento do caso Mariana Ferrer, jovem que denunciou o empresário André de Camargo Aranha de a ter estuprado em dezembro de 2018. O caso foi noticiado pela revista Veja.
O Bahia Notícias teve acesso a alguns detalhes do processo movido pelo juiz Rudson Marcos, que corre no 1º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital – Eduardo Luz. O magistrado responsável pelo caso de Mariana quer uma indenização de R$ 15 mil da cantora, que criticou o julgamento da jovem realizado em 2020.
A ação foi movida em outubro de 2023 e chegou a ser arquivada. O processo foi retomado no dia 31 de janeiro de 2024. Mais detalhes sobre o caso não foram divulgados.
Além de Ivete, outras 159 pessoas foram processadas pelo caso. Na ocasião, o promotor Thiago Carriço de Oliveira, se uniu ao juiz, para processar algumas pessoas pelo uso da hashtag que foi criada após o discurso no julgamento e chegou a aparecer em uma reportagem do Intercept Brasil.
A jornalista que assinou a reportagem foi condenada pela juíza Andrea Cristina Rodrigues Studer, da 5ª Vara Criminal da Comarca de Florianópolis, a seis meses de detenção em regime aberto e a pagar R$ 200 mil de reparação individual para cada um.