Em comemoração ao bicentenário da imperatriz Teresa Cristina, mulher de dom Pedro II, o Consulado da Itália no Rio de Janeiro repôs segundo o ANSA, um monumento após um furto e abriu uma exposição ao público.
Em cerimônia na última segunda-feira (14), data do 200º aniversário da monarca, o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice, e a secretária Municipal de Conservação, Ana Secco, inauguraram o busto na Praça Itália, no centro do Rio.
O local é cuidado pelo Consulado da Itália, que é responsável pela manutenção e processo de revitalização. A obra, que tem 1,95 metro de altura, é assinada pelo artista ítalo-brasileiro Gianguido Bonfanti e substituirá o monumento que foi furtado por bandidos em 2019.
O busto de Teresa Cristina foi talhado em bronze, enquanto chapas de aço formam a silhueta da imperatriz, simulando traje usado à época do Brasil Imperial.
Além da inauguração do monumento, o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro participará hoje (16) de um evento especial promovido pela Prefeitura de Teresópolis, cidade serrana que leva o nome da imperatriz.
Lá, no Palácio Teresa Cristina, será realizado o “Sarau Artístico Cultural Teresópolis, Cidade de Teresa”, com a participação do prefeito Vinicius Claussen e seu vice, Ari Boulanger, além do secretário de cultura, Cléo Jordão.
Nesta quarta, o livro infantil “A Cidade de Teresa”, assinado pela professora Ana Maria de Andrade, com texto em português e italiano, também foi lançado no Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho, em Vaz Lobo, na Zona Norte da capital fluminense.
A instituição é a primeira escola pública bilíngue e bicultural ítalo-brasileira do estado do Rio de Janeiro, fruto de uma parceria entre o Consulado Geral da Itália, a Secretaria de Educação Pública e o Departamento de Italiano da UFRJ.
Exposição na Alerj
Na série de tributos à imperatriz também está a exposição “As múltiplas faces da imperatriz: Teresa Cristina em construção”, que ficará aberta ao público no Palácio Tiradentes, histórica sede da Alerj, no Centro do Rio, até o dia 8 de abril, sempre das 10h às 17h.
Promovida pelo Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro em colaboração com a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), a exposição homenageia o bicentenário do nascimento da princesa napolitana que, ao se casar com o imperador dom Pedro II, ficou conhecida como “a mãe dos brasileiros”.
Para o cônsul, a exposição destaca não apenas a memória da imperatriz, mas também a estreita relação entre Itália e Brasil.
“A contribuição de Teresa Cristina para a formação da identidade global deste maravilhoso país e, em particular, para o desenvolvimento das relações culturais, artísticas, sociais e políticas entre Itália e Brasil, foi enorme, ainda que talvez pouco conhecida e valorizada”, reforçou Miraglia del Giudice.
Na exposição, os visitantes poderão admirar os figurinos e parte da cenografia da novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, além de conhecer mais sobre arqueologia, uma das paixões da imperatriz.
Serviço:
‘As múltiplas faces da Imperatriz: Teresa Cristina em construção’ Local: Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV – Centro.
Data: até 8 de abril, de segunda a sábado das 10h às 17h.
Acessibilidade: Acesso para cadeirantes poderá ser feito pela Rua Dom Manuel, s/n, atrás do palácio.
Entrada gratuita