sábado 21 de dezembro de 2024
Vazão da água na usina Itaipu Binacional — Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Home / DESTAQUE / Itaipu atinge 3 bilhões de MWh de energia acumulada, suficiente para suprir o planeta
sábado 9 de março de 2024 às 08:30h

Itaipu atinge 3 bilhões de MWh de energia acumulada, suficiente para suprir o planeta

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


A usina hidrelétrica de Itaipu Binacional atingiu neste sábado (9) a produção de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia acumulada desde o início de sua operação, em maio de 1984, e se tornou a maior geradora de energia do planeta.

Em equivalência energética, o volume de energia seria suficiente para abastecer a Terra por mais de 43 dias ou o Brasil todo por 5 anos e 11 meses. Nenhuma outra usina no mundo gerou tanta energia e, segundo a diretoria técnica do empreendimento binacional, é improvável que este montante seja superado nas próximas décadas por qualquer outra hidrelétrica.

O diretor-financeiro da usina, André Pepitone, disse em entrevista a Robson Rodrigues, do jornal Valor, que, além da disponibilidade de água, outros fatores foram fundamentais para o grande volume de energia produzido: unidades geradoras e linhas de transmissão em condições operacionais e consumo.

Ele destaca também a importância da diplomacia brasileira, diante das intensas negociações com o Paraguai e com a Argentina, que permitiu maximizar o uso das águas do rio Paraná para produzir a energia que desde 1984.

“Com eficiência operacional, o montante de energia limpa e renovável gerado está a serviço de mais de 200 milhões de brasileiros, desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas, e de 7 milhões de paraguaios”, afirma.

Queda de braço com o Paraguai

A nova marca acontece num momento em que Brasil e Paraguai travam uma queda de braço sobre a definição da tarifa de Itaipu para 2024. O Brasil busca manter ou baixar a tarifa da usina. Já o Paraguai sempre demonstrou insatisfação com a tarifa, alegando que o valor da energia que exporta para o Brasil é baixo e quer elevar o valor, já que usa boa parte dos recursos para promover uma série de obras e políticas públicas.

Concorrente chinesa

Depois de Itaipu, a usina de Três Gargantas, na China, com uma capacidade instalada de 22.600 MW, ante 14 mil MW de Itaipu, foi a hidrelétrica que teve a melhor produção acumulada. A chinesa gerou um total de 1,66 bilhão de MWh até 2023, ou seja 55% do total produzido pela Itaipu. Três Gargantas entrou em operação em 2012.

Embora a usina chinesa tenha capacidade instalada 60% superior à de Itaipu, a hidrelétrica brasileiro-paraguaia manteve a liderança na geração anual de energia por anos. No entanto, em 2020, a usina chinesa superou Itaipu e estabeleceu um recorde mundial de produção anual de energia, com 111,8 milhões de MWh, seguida por Itaipu, com 103,1 milhões de MWh.

O ritmo de produção anual da usina vem se alterando, não só devido a alguns anos de crise hídrica, mas também em função da mudança da composição da matriz energética brasileira, com a introdução massiva de usinas eólicas e solares, fontes intermitentes, que dependem da presença de sol e vento. Neste caso, as hidrelétricas têm o papel de fazer a compensação desta variação natural da geração das fontes eólica e solar, funcionando uma espécie de “bateria natural” para o sistema elétrico.

A produção de Itaipu no primeiro bimestre de 2024 foi 4,5% superior em relação ao mesmo período de 2023. Apesar da menor afluência à usina no primeiro bimestre de 2024, comparando com o mesmo período do ano passado, o aumento na produção decorre, principalmente, do crescimento da carga dos sistemas elétricos do Brasil e Paraguai, motivado, majoritariamente, pela ocorrência de temperaturas acima da média para o período.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!