O serviço prisional israelense disse na manhã desta segunda-feira (20), no horário local, que 90 prisioneiros palestinos foram libertados como parte do acordo de troca de reféns entre Israel e o Hamas.
Ônibus que transportavam prisioneiros palestinos soltos da Prisão de Ofer na Cisjordânia ocupada foram recebidos por grandes multidões aplaudindo e agitando bandeiras.
“Há até pessoas que subiram nos ônibus agitando bandeiras palestinas”, Nada Bashir, da CNN, relatou do lado de fora da prisão.
Momentos antes, as forças israelenses bloquearam o acesso às estradas que levam à prisão e usaram gás lacrimogêneo e granadas sonoras na tentativa de dispersar a multidão, relatou.
A equipe da CNN também relatou uma forte presença de equipes de emergência palestinas.
Nada Bashir, disse que as forças de segurança israelenses “subiram a colina” com vista para a prisão e que “todos os civis reunidos para assistir se dispersaram rapidamente”, deixando apenas equipes de imprensa na área.
Mais tarde, pelo menos quatro integrantes das forças de segurança israelenses foram vistos a pé, mirando equipes de imprensa na colina com mais gás lacrimogêneo e granadas sonoras, afirmou Bashir.
A equipe teve que deixar a área. A CNN entrou em contato com a Polícia de Israel para comentar.