As autoridades israelenses estão fazendo um pente fino segundo a coluna de Bela Megale, do O Globo, na lista de brasileiros e de estrangeiros de outras nacionalidades que buscam sair da Faixa de Gaza. O objetivo é evitar que nenhuma pessoa ligada ao Hamas consiga deixar o país se infiltrando em operações de repatriação.
— Israel faz questão de fazer um pente fino na lista para não ter ninguém que eles acham que possam ter ligação com o Hamas. Os informes que eu recebo são no sentido de que é necessária a aprovação de Israel da lista de brasileiros e de cidadãos de outros países que estão em Gaza e querem sair — disse à coluna Celso Amorim, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais.
Como publicou o jornal, um grupo com 22 brasileiros aguarda a abertura da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito para sair do território que está sob cerco de Israel. Eles estão na cidade de Rafah.
Ao todo, são 14 crianças, oito mulheres e seis homens adultos. Inicialmente, o grupo era formado por 30 brasileiros, mas uma família e outras duas pessoas desistiram da repatriação.
Até o momento, Israel não abriu corredores humanitários para que os civis que desejam deixar o país pelo Egito possam se locomover com segurança.