O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, que atualmente está no PCdoB, teria iniciado conversas com o PSD para ingressar no partido segundo publicou nesta quarta-feira (3) o Bnews.
Segundo publicação, o comunista foi sondado pela sigla, comandada na Bahia pelo senador Otto Alencar, teria demonstrado insatisfação com a atual legenda e também interesse em se abrigar no ninho social-democrata. Isaac nega.
Segundo a reportagem, a conversa envolveu, além da migração dele, também as do atual prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, substituto e apadrinhado do ex-prefeito, e do deputado estadual Zó (PCdoB).
Uma fonte do PSD ouvida, no entanto, disse que o parlamentar não demonstrou disposição em deixar o PCdoB. Isaac ainda teria dito que, caso deixasse a atual sigla, só enxergava o PSD como provável destino.
A aposta do partido de Otto no ex-prefeito envolve uma estratégia para fortalecer a sigla com vista às eleições municipais do ano que vem. Juazeiro é a sexta maior cidade da Bahia, sendo um reduto importante a ser conquistado pela agremiação. Por outro lado, Paulo deve concorrer à reeleição e é considerado forte concorrente a um novo mandato. Isaac é considerado é a maior liderança política atual da região.
O ex-prefeito negou que tivesse sido sondado pelo partido e afirmou não ter pretensões de sair do PCdoB. “Essa informação [sobre saída do PCdoB] não procede. Estou muito feliz aqui. Não sei de onde surgiu essa especulação”, rechaçou.
Candidato a deputado federal nas eleições deste ano, Isaac acabou impedido pela Justiça Eleitoral de concorrer porque foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa. O comunista foi condenado em segunda instância por desvio de verbas públicas em 2010, quando exercia o cargo de prefeito.
Sem ter sido contemplado com o comando de uma secretaria na reforma realizada pelo governador Rui Costa no secretariado, Isaac acabou sendo contemplado com cargo de assistente especial, símbolo DAS-2A, do Quadro Especial da Casa Civil.