Um em cada cinco senadores exercem o mandato atualmente no Senado sem ter recebido diretamente um único voto para o cargo. Das 81 cadeiras, 16 estão ocupadas hoje por suplentes, que assumiram o gabinete para substituir os titulares afastados da Casa por diferentes motivos. O suplente pode herdar de maneira definitiva o mandato, em caso de morte, renúncia ou cassação do titular. Outros assumem apenas temporariamente.
Mesmo com toda essa importância, a suplência costuma ser escondida pelos candidatos e ignorada pelos eleitores, que muitas vezes são surpreendidos com a substituição dos seus representantes por nomes que desconhecem. Cada senador tem direito a dois colegas de chapa. No último dia 2, foram eleitos 27 senadores e 54 suplentes.
O site Congresso em Foco fez uma relação dos suplentes de cada parlamentar eleito. As escolhas se dão pelos mais diversos motivos, seja em troca de eventual apoio financeiro, seja pela influência política em determinados segmentos, seja por arranjos partidários ou familiares ou mesmo financeiros, quando o suplente financia a campanha do candidato a senador.
Veja quem são os suplentes dos senadores eleitos: