sábado 1 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução/TV Câmara
Home / NOTÍCIAS / Irmão de João Campos vira líder do PSB na Câmara às vésperas de prefeito assumir presidência do partido
sábado 1 de fevereiro de 2025 às 17:44h

Irmão de João Campos vira líder do PSB na Câmara às vésperas de prefeito assumir presidência do partido

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) foi escolhido neste sábado (1º) para liderar a bancada do PSB na Câmara. A escolha unânime por Pedro ocorre às vésperas de seu irmão, o prefeito de Recife, João Campos, assumir o comando nacional da sigla. A eleição que deve cacificar a preferência de João no diretório do PSB está marcada para maio deste ano.

Pedro Campos assume a liderança da bancada federal após Gervásio Maia (PB) deixar o posto. Ele agradeceu a confiança dos correligionários:

— Assumo hoje a liderança do PSB com o compromisso de seguir trabalhando pelo fortalecimento da legenda e potencializando os mandatos para lutarmos por pautas essenciais para um Brasil mais justo e solidário. Temos um ano de desafios e muito trabalho pela frente, e sei que, junto a nossa bancada, podemos avançar ainda mais — disse o deputado.

Assim como João, Pedro é filho do ex-governador Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo durante as eleições presidenciais de 2014, e neto de Miguel Arraes. Ambos os políticos presidiram a sigla no passado, cargo que agora será passado ao seu irmão, João, considerado a maior liderança jovem atual do PSB.

O prefeito de Recife tem a benção pessoal do atual líder da sigla, Carlos Siqueira, que comanda a sigla desde 2014. Siqueira foi quem sucedeu Eduardo Campos, que ocupava o posto até a data de sua morte durante a período eleitoral da disputa presidencial. Os dois eram amigos pessoais, sendo o atual dirigente seu ex-coordenador de campanha.

A decisão de sua sucessão é discutida desde o 15° Congresso Nacional do PSB, que ocorreu em abril de 2022, quando ele foi reconduzido presidente pelo triênio. Na ocasião, Siqueira verbalizou aos aliados que este seria seu último mandato à frente do partido.

João Campos ganhou sua confiança e é unanimidade no partido pela projeção que alcançou nos últimos anos e foi chancelada nas eleições municipais deste ano, quando foi reeleito com 78% dos votos ainda no primeiro turno. Aos 31 anos, o prefeito tem habilidade nas redes sociais e é visto como uma liderança jovem que pode provocar uma renovação política e trazer novos quadros.

Alinhado a isso, ele já tem se envolvido em decisões da sigla, desde 2019, entre jantares e reuniões. Nas eleições municipais, foi um dos entusiastas da candidatura de sua namorada, a deputada federal Tabata Amaral, em São Paulo. Já em 2022, participou da costura que culminou na filiação do vice-presidente Geraldo Alckmin. Recentemente, ele comandou o anúncio de apoio ao candidato à Presidência da Câmara Hugo Motta (PP).

Neste contexto, a expectativa é de que os irmãos Campos possam atuar em conjunto pelos interesses do partido, ambos em posições de destaque neste ano.

Veja também

‘Vamos estar de volta ao governo em 2027 com Bolsonaro’, diz senador Flávio

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou neste sábado (1º), em entrevista à live da revista …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!