O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) foi escolhido neste sábado (1º) para liderar a bancada do PSB na Câmara. A escolha unânime por Pedro ocorre às vésperas de seu irmão, o prefeito de Recife, João Campos, assumir o comando nacional da sigla. A eleição que deve cacificar a preferência de João no diretório do PSB está marcada para maio deste ano.
Pedro Campos assume a liderança da bancada federal após Gervásio Maia (PB) deixar o posto. Ele agradeceu a confiança dos correligionários:
— Assumo hoje a liderança do PSB com o compromisso de seguir trabalhando pelo fortalecimento da legenda e potencializando os mandatos para lutarmos por pautas essenciais para um Brasil mais justo e solidário. Temos um ano de desafios e muito trabalho pela frente, e sei que, junto a nossa bancada, podemos avançar ainda mais — disse o deputado.
Assim como João, Pedro é filho do ex-governador Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo durante as eleições presidenciais de 2014, e neto de Miguel Arraes. Ambos os políticos presidiram a sigla no passado, cargo que agora será passado ao seu irmão, João, considerado a maior liderança jovem atual do PSB.
O prefeito de Recife tem a benção pessoal do atual líder da sigla, Carlos Siqueira, que comanda a sigla desde 2014. Siqueira foi quem sucedeu Eduardo Campos, que ocupava o posto até a data de sua morte durante a período eleitoral da disputa presidencial. Os dois eram amigos pessoais, sendo o atual dirigente seu ex-coordenador de campanha.
A decisão de sua sucessão é discutida desde o 15° Congresso Nacional do PSB, que ocorreu em abril de 2022, quando ele foi reconduzido presidente pelo triênio. Na ocasião, Siqueira verbalizou aos aliados que este seria seu último mandato à frente do partido.
João Campos ganhou sua confiança e é unanimidade no partido pela projeção que alcançou nos últimos anos e foi chancelada nas eleições municipais deste ano, quando foi reeleito com 78% dos votos ainda no primeiro turno. Aos 31 anos, o prefeito tem habilidade nas redes sociais e é visto como uma liderança jovem que pode provocar uma renovação política e trazer novos quadros.
Alinhado a isso, ele já tem se envolvido em decisões da sigla, desde 2019, entre jantares e reuniões. Nas eleições municipais, foi um dos entusiastas da candidatura de sua namorada, a deputada federal Tabata Amaral, em São Paulo. Já em 2022, participou da costura que culminou na filiação do vice-presidente Geraldo Alckmin. Recentemente, ele comandou o anúncio de apoio ao candidato à Presidência da Câmara Hugo Motta (PP).
Neste contexto, a expectativa é de que os irmãos Campos possam atuar em conjunto pelos interesses do partido, ambos em posições de destaque neste ano.