O irmão do deputado federal Átila Lins (PSD-AM), parlamentar que apoiou a campanha de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no ano passado, ganhou um cargo no governo Lula (PT). A nomeação de Berlamino Lins de Albuquerque como superintendente adjunto de operações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira. A portaria foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Em 2022, durante o pleito eleitoral, os irmãos estiveram ao lado do adversário do atual presidente. Átila é o parlamentar com o maior número de legislaturas na Câmara dos Deputados. Atualmente, cumpre o seu nono mandato consecutivo.
Ao longo da gestão de Bolsonaro, Átila Lins propôs ao então presidente a criação do Ministério Extraordinário da Amazônia Legal no lugar do Conselho da Amazônia. Na ocasião, ele sugeriu que o vice-presidente da República Hamilton Mourão fosse o titular da pasta.
Ex-deputado estadual Berlamino Lins não concorreu ao pleito no ano passado pois apostou na campanha de seu filho, que foi eleito em seu lugar. Em 2022, teceu elogios ao ex-mandatário em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas.
— Parabenizo o presidente Bolsonaro pelo olhar diferenciado ao Amazonas e por ter atendido ao apelo do governador Wilson Lima, já que o decreto causava desassossego pelos prejuízos que poderia provocar à Zona Franca de Manaus e à população amazonense.